Menu

Presidente do Sinteac denuncia a demissão de terceirizados no AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A professora Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), lamentou a demissão dos 60 trabalhadores de duas empresas terceirizadas da educação, no município de Cruzeiro do Sul, simplesmente porque cobraram os salários que estavam atrasados há três meses. Explicou que a Central Única dos Trabalhadores no Acre (CUT/Acre) acionou Ministério Público do Trabalho (MPT) por conta destes abusos patrocinados pelas empresas terceirizados que atuam em nosso estado, mas novos casos continuam sendo registrados, sem nenhuma resposta da justiça do trabalho.


Segundo Rosana, estas empresas que prestam serviço no setor público exploram os trabalhadores, tanto na remuneração salarial, como na jornada de trabalho excessiva. Ela citou o exemplo dos trabalhadores de uma empresa terceirizada que fazem a limpeza do Colégio Estadual Glória Peres.

Publicidade

Apenas quatro trabalhadores contratados para fazer a limpeza de 13 salas de aula, dos corredores, pátio, administração e auditório da escola. “Isso é trabalho análogo à escravidão. É uma exploração sem tamanho e ainda mais, imaginem, ficam três meses sem receber salário”, explicou.


A presidente do Sinteac contou que manteve contato telefônico com o subsecretário estadual de Educação, Xaxá que informou na ocasião, que o repasse dos prestadores de serviço está em dia. Destacou que sempre defendeu a contratação do servidor efetivo, por entender que terceirização, promove a precarização da relação de trabalho.


Apesar do governo do estado gastar menos com os efetivos, em comparação com os terceirizados, os prestadores de serviços continuam ocupando novos espaços no setor público. “Com a demissão destes trabalhadores, agora são 60 famílias sem renda e sem dinheiro para pagar as contas, o aluguel da casa e fazer a feira do fim do ano”, observou a sindicalista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido