Menu

Registrado o primeiro caso suspeito da chikungunya em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O primeiro caso da chikungunya, uma doença transmitida pelo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi registrado em Cruzeiro do Sul. Uma moradora da cidade, que estava viajando à cidade de Recife (PE), após desembarcar na cidade, começou a relatar os sintomas da doença. Ela foi internada na área de isolamento do Hospital do Juruá.

Segundo apurado, o sangue da mulher já foi encaminhado à cidade de Belém (PA), onde o Instituto Evandro Chagas (IEC) deve fazer os teste e confirmar a presença do vírus. A paciente teria se hospedado em uma casa, na capital pernambucana, onde outras pessoas estavam acometidas pela doença.

Anúncio

Segundo a equipe médica do Hospital do Juruá, a mulher apresentou febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, sonolência e cansaço logo depois que chegou a Cruzeiro do Sul (AC). Ela está estável e é acompanhada de perto.

Em março deste ano quatro casos suspeitos da doença foram registrados também em Rio Branco, mas a confirmação não foi divulgada pelo governo.

DOENÇA
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.