Menu

“O James Gomes foi quem convidou primeiro o André Maia ao seu partido”, diz Jairo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O assunto político do final de semana prolongado foram as “farpas” trocadas entre o prefeito do Quinari, James Gomes (PP) e o grupo do deputado estadual Jairo Carvalho(PSD). Tudo porque o ex-petista André Maia resolveu se filiar ao PSD. O prefeito considerou o ato dos seus aliados de traição. Mas nesta terça, 17, durante entrevista exclusiva em vídeo do deputado à coluna alguns esclarecimentos foram feitos. O principal deles é que James Gomes havia convidado anteriormente o seu adversário político André Maia para ir para o PP e ser o seu candidato a prefeito. Pelo menos é isso que garante Jairo Carvalho que acha que James ficou chateado de não ter conseguido realizar seu intento primeiro.


Veja a entrevista em vídeo do deputado Jairo Carvalho sobre a ida de André Maia para o PSD e as polêmicas com James Gomes.

Publicidade

video
play-sharp-fill


O PMDB nacional se distanciando do PT


No encontro que acontece em Brasília dos peemedebistas promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUGs) um ponto ficou claro. A intenção do partido de se distanciar do PT e também do Governo da presidente Dilma (PT). Essa foi a leitura que a maioria dos analistas da grande imprensa nacional fizeram.


Livre para 2016


O próprio slogan do encontro do PMDB revela as suas intenções. “O PMDB tem voz e não tem dono” é um indicativo de que pretende ficar livre paras as próximas eleições. Isso tem lógica porque a base forte peemedebista sempre foi construída através dos seus milhares de prefeitos e vereadores e querem distância do momento de impopularidade do PT.


A voz do Acre


A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) fez uma fala como presidente da FUGs acreana. Ela criticou determinadas posturas do seu partido. “Os donos do PMDB são seus filiados e suas bases. Os dirigentes nacionais do PMDB precisam reconhecer as suas responsabilidades da situação de grave crise em que se encontra o Brasil” afirmou.


Enquanto isso na ALEAC…


O deputado estadual Chagas Romão ocupou a tribuna nesta terça, 17, para elogiar os professores e criticar o Governo do PT. Para retrucar os elogios do líder do Governo, Daniel Zen (PT), sobre a reforma de escolas, Chaguinha tascou: “Parabenizo os nossos professores que têm lutado pela melhoria da nossa educação. Mesmo com os baixos salários que recebem de um Governo que não os valoriza”.


Estresse mata

Publicidade

Chagas Romão acusou ainda o Governo de dificultar a vida dos profissionais da educação. “ O excesso de trabalho a que são submetidos e os baixos salários geram um estresse que acabam criando problemas físicos e psicológicos aos nossos professores que acabam doentes,” cutucou.


ZPE é novo alvo da oposição


O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB) criticou mais uma vez o projeto do Governo do PT da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Segundo o tucano, desde 2007, já foram gastos R$ 30 milhões na ZPE e nenhuma empresa até hoje se instalou por lá.


E o dinheiro que o vento levou…


Gonzaga ironizou o fato do projeto da ZPE ter sido criado com a promessa da geração de seis mil novos empregos no Acre. Ele criticou ainda uma recente licitação do Governo do PT que quer investir cerca de R$ 350 mil para consertar os danos causados por uma ventania no local da ZPE no Quinari.


Sinuca de bico


O PMDB de Mâncio Lima administrou o município por sete anos em parceria com o PC do B. Único local onde um partido da oposição se juntou pacificamente com outro da FPA. E, teoricamente, a parceria deu certo. A administração de Cleidson Rocha (PMDB) com o vice Ériton Maia (PC do B) está bem avaliada.


Sinuca de bico 2


Agora, Ériton, sempre fiel ao prefeito, foi lançado neste final de semana como pré-candidato do PC do B, em 2016. Será que a parceria se repetirá? Os comunistas querem que os papéis se invertam e o PMDB ocupe a vice. Com a palavra Cleison Rocha..


Fenômeno


O fato é que num Estado onde a política se tornou tão polarizada entre PT e oposição, Mâncio Lima conseguiu quebrar esse paradigma. Cleidson e Ériton são dois educadores que alcançaram seus objetivos na gestão municipal.


Nada demais


Portanto, se o PMDB apoiar Ériton seria uma chapa de reeleição. O nome do PMDB de Mâncio Lima é da ex-vereadora Izete que poderia se tornar vice. Quem vai procurar os caciques do PMDB para tentar costurar essa chapa será o deputado estadual Jenilson Leite (PC do B).


Quem apita


Ninguém ajudou mais Mâncio Lima durante as duas recentes gestões do que o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) que colocou milhões em recursos através de emendas parlamentares. Portanto, a sua opinião sobre a sucessão de Cleidson será valiosa. Como Flaviano é um dos políticos mais democráticos do Acre não vejo grandes dificuldades de haver um arranjo.


O outro lado


Conversei com alguns comunistas do Juruá que declaram abertamente preferirem fazer uma aliança com o PMDB do que com o PT, em Mâncio Lima. Esse é o tipo de acordo que depende de muita conversa, mas que não é impossível de acontecer.


Confiante


Conversei com o prefeito de Epitaciolândia, André Assem (PP), neste final de semana. Ele está com uma série de obras no município para serem inauguradas até maio do próximo ano. Ruas pavimentadas e pontos coberto para táxis e mototáxis. Portanto, garante não temer os adversários que virão nas eleições.


Guia mestra


Todo mundo sabe que Assem tem uma forte ligação política com a ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC). Isso, inclusive, gerou problemas que o tiraram do PSDB. Portanto, se a Missionária assumir realmente o PR no Acre acredito que André possa mudar novamente de partido.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido