Categories: Destaque Direita 01 Notícias

TJ Acre integra sistema de acompanhamento das licitações e contratos do Tribunal de Contas

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Ferramenta tem por objetivo acompanhar os processos licitatórios em tempo real, possibilitando emissão de alertas de possíveis irregularidades.


Zelando pelo controle, transparência e segurança de seus atos contratuais e licitatórios, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) aderiu, em outubro deste ano, o sistema de acompanhamento das Licitações e Contratos (Licon), instituído neste semestre de 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC). Com essa ferramenta, o Judiciário Acreano efetua, eletronicamente, o cadastro das licitações, dos atos de dispensa ou inexigibilidade de licitação, bem como, os contratos envolvendo recursos públicos vinculados à gestão.



O sistema, denominado Licon, foi um dos assuntos tratados por ocasião da visita institucional que a desembargadora-presidente do TJAC realizou na manhã desta sexta-feira (13) à presidente do TCE do Acre, conselheira Naluh Golveia.


Durante o encontro, Naluh Golveia explicou que o sistema, denominado Licon, tem por objetivo acompanhar os processos licitatórios em tempo real, “assim, será possível a emissão de alertas de possíveis irregularidades”. Na avaliação de Cezarinete Angelim, qualquer ferramenta de fiscalização é de grande utilidade, “garantindo, assim, a transparência das ações do gestor público”.


Parcerias entre as duas instituições, principalmente no que se refere à capacitação técnica, fizeram parte da pauta da reunião, que também contou com as presenças da juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Mirla Regina, e de diretores do Tribunal de Justiça. Sobre o assunto, a desembargadora-presidente do Judiciário Acreano destacou a importância do aperfeiçoamento profissional, enfatizando as exigências do mercado de trabalho.



No mesmo sentido, a conselheira-presidente do TCE defendeu o aprimoramento técnico e científico dos servidores públicos, mencionando o curso de pós-graduação em Governança Pública e Gestão Administrativa, que está sendo oferecido pelo Tribunal de Contas, em parceria com Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o governo do Estado, com mais de 10 mil vagas.


Ao final do encontro, Naluh Golveia agradeceu a visita da desembargadora Cezarinete Angelim e ressaltou que “o Tribunal de Justiça do Acre é exemplo nas demandas relacionadas ao TCE, principalmente no que diz respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal”.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Ministério Público Federal investiga invasores e ameaças na Terra Indígena Huni Kuin, no Acre

O Ministério Público Federal (MPF) abriu nesta quinta-feira, 9, um inquérito civil para investigar denúncias…

09/01/2025
  • Extra Total

Vereadores de Rio Branco poderão indicar até 15 emendas de mínimo R$ 20 mil

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), sancionou a Lei Complementar nº 335, que…

09/01/2025
  • Cotidiano
  • Notícias

TJAC convoca estagiários na área de Direito para Rio Branco e Plácido de Castro

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tornou pública a convocação de acadêmicos…

09/01/2025
  • Televisão

Fernanda Torres deixa Los Angeles por causa de incêndios e tranquiliza fãs

Após ser premiada no Globo de Ouro, Fernanda Torres, 59 anos, continuou em Los Angeles,…

09/01/2025
  • Editorial

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países estima que as novas tecnologias elevarão,…

09/01/2025
  • Destaque Entretenimento
  • Notícias

‘Ainda Estou Aqui’ retorna ao cinema com preço promocional em Rio Branco

O Cine Araújo reexibirá o filme “Ainda Estou Aqui” a partir desta quinta-feira, 9 de…

09/01/2025