Categories: Cotidiano Notícias

Servidores podem ser condenados por uso irregular de veículos

Published by
Da redação ac24horas

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou ação civil pública por atos de improbidade administrativa com pedido de ressarcimento do dano ao erário e liminar de indisponibilidade de bens, contra agentes públicos da Prefeitura de Sena Madureira por uso indevido de veículos públicos.


A ação envolve Antônio Ferreira da Silva, Donizete da Silva Barroso e Francisco Joaquim de Lima, que eram contratados do órgão municipal, e também Manoel Moreira da Costa, beneficiário direto dos serviços ilícitos. O procedimento tramita na Promotoria de Sena Madureira.


Dos fatos

Consta nos autos que, em uma área conhecida como Barreiro do Getúlio, na BR 364, sentido Sena Madureira a Manuel Urbano, km 2, de propriedade da família de Maria de Nazaré Chaves Sampaio, a prefeitura de Sena Madureira, sem contrato prévio,  recolhia barro na pá carregadeira (máquina marca New Holland, modelo W 130), de propriedade da Secretaria de Estado de Agricultura e Agropecuária, conduzida por Antônio Ferreira da Silva.


O material era transportado na caçamba (veículo tipo caminhão, placa MZY 1586) de propriedade da prefeitura, dirigida por Donizete da Silva Barroso. Os dois agiam em comunhão de propósitos apropriando-se desses bens públicos para  comercializar barro quantificado em metros cúbicos, por cada carrada, assim como realizar serviço de terraplanagem em favor de Manoel Moreira da Costa. Eles chegaram a ser presos em flagrante.


As condutas dos envolvidos tinham a autorização prévia do chefe imediato Francisco Joaquim de Lima, e promoviam a execução dos trabalhos de recolhimento e transporte do barro, na tentativa de compensar a falta de pagamento, em dia, dos salários por parte da prefeitura de Sena Madureira.


Pedido

A promotora de Justiça responsável pelo procedimento, Patrícia Paula dos Santos, pede a expedição de mandado aos cartórios de imóveis, ordenando a indisponibilidade e bloqueio dos bens imóveis, que estejam nos nomes dos envolvidos sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito, tornando-os indisponíveis, até o ressarcimento total dos prejuízos causados ao erário.


Foi pedido ainda que seja oficiado ao Instituto de Defesa Agropecuária Florestal – IDAF de Sena Madureira/AC, para que forneça informação da eventual existência de semoventes de propriedade dos requeridos, e, em caso positivo, registre, imediatamente e no mesmo ato, a indisponibilidade dos semoventes, impedindo qualquer alienação e transporte, tornando-os indisponíveis, até o ressarcimento total dos prejuízos causados ao erário, além de outras medidas.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Dependente químico é agredido a ripadas após “julgamento” de facção

O dependente químico Acelino Rodrigues Vitorino, de 30 anos, foi vítima de uma agressão física…

04/05/2024

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024