Categories: Cotidiano Notícias

Inscrições para o Casamento Coletivo em Plácido começam hoje

Published by
Da redação ac24horas

Começam nesta quinta-feira (12) as inscrições para habilitação ao Casamento Coletivo do Projeto Cidadão que será realizado no próximo mês de dezembro em Plácido de Castro, distante 99 quilômetros da Capital, Rio Branco.


Ao todo, serão disponibilizadas 100 habilitações. Os interessados em participar da ação devem procurar a equipe do Projeto Cidadão no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal (Rua Juvenal Antunes, 1079 – Centro), no horário das 9 às 16 horas, munidos dos documentos exigidos, até a próxima sexta-feira (13).


No caso dos solteiros, é necessário levar certidão de nascimento original, cópia do RG e CPF, não sendo permitida a apresentação alternativa de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já os divorciados deverão levar também a certidão do casamento anterior com averbação do divórcio. Os viúvos, por sua vez, deverão apresentar ainda a certidão de óbito do cônjuge falecido, além do inventário de bens.


Acrelândia


Ainda no Vale do Acre, nos dias 9 e 10 deste mês, a coordenação do Projeto Cidadão realizou as inscrições para o Casamento Coletivo de Acrelândia, distante 117 quilômetros de Rio Branco. Nesses dois dias, a habilitação alcançou 100% das vagas oferecidas.


No município de Acrelândia, a cerimônia nupcial coletiva será realizada no dia 3 de dezembro deste ano, às 15 horas, na Escola Marcílio Pontes dos Santos, localizada à rua Rio de Janeiro, nº 1704 – Centro.


O Projeto Cidadão, que engloba entre suas atividades o já tradicional Casamento Coletivo, é coordenado pelo desembargador aposentado Arquilau Melo.


Projeto Cidadão


O Projeto Cidadão é uma iniciativa do Tribunal de Justiça Acreano e teve, em princípio, o objetivo primordial de garantir a emissão gratuita de documentação à população de baixa renda, de forma rápida e desburocratizada. Ele surgiu da preocupação em reverter um dado fornecido pelo IBGE, cujas estatísticas mostravam que, em 1995, ano de sua criação, aproximadamente 68% dos habitantes do Estado não possuíam nenhum tipo de registro legal.


De lá para cá, essa demanda reprimida foi sanada, o Projeto foi ampliado e incorporou outras ações, garantindo o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços. Sua finalidade primordial é assegurar à população de menor poder aquisitivo o direito à documentação básica, bem como o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos de saúde, educação, trabalho, meio ambiente, segurança e o tradicional Casamento Coletivo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Governo libera piscina do Cean para alunos da rede pública do Acre

Em notícia divulgada pelo portal do governo, o secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE),…

15/05/2024

Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio Grande do Sul, em sua…

15/05/2024

Criança autista espera quase 3 horas por ultrassonografia no pronto-socorro

A família de Ana Gabriele da Silva, 11 anos, denunciou ao ac24horas na tarde desta…

15/05/2024

Mais de 14,7 milhões de brasileiros já limparam nome com o Desenrola Brasil

Quitar as dívidas e limpar o nome na praça. O Desenrola Brasil, programa do Governo…

15/05/2024

Acreana que desapareceu ao fugir de enchente no RS é encontrada por bombeiros

A médica acreana Sabrina Antônia Paiva da Silva, que foi dada como desaparecida depois que…

15/05/2024

Homem fica em estado grave ao ser agredido a ripadas em Rio Branco

Um homem, cuja identidade ainda é desconhecida, foi vítima de agressão física a golpes de…

15/05/2024