Categories: Notícias Rolante

Projeto do Acre que custou R$ 16,8 milhões será apresentado em Paris

Published by
Da redação ac24horas

Projeto financiado pelo Fundo Amazônia, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre, orçado em mais de R$ 16,8 milhões, terá os resultados preliminares apresentados durante o 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que ocorre de 30 de novembro a 11 de dezembro, em Paris, na França. A agenda completa das atividades ainda não foi informada pelo governo do Acre.



Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 21 terá em pauta discussões voltadas a encontrar soluções que facilitem a transição para uma economia de baixo carbono, e não mais por problemas climáticos e cartas de intenção e compromissos, explicou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


“Sabemos a importância do avanço das discussões em Paris. Tem muita coisa em jogo. [A conferência de] Paris é uma ambição para um novo rumo de desenvolvimento no mundo, formando por uma discussão de desenvolvimento sustentável do planeta. Estamos falando de desenvolvimento econômico, criação de emprego, sustentabilidade. Tudo isso está em Paris”, destacou à imprensa.


O governo acreano lembrou que em 2014, foi montada uma estrutura composta por 10 escritórios técnicos apenas em Rio Branco. Além disso, em outros oito municípios, espaços foram colocados à disposição dos produtores rurais. Ao todo, segundo a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), 40 mil pequenos produtores foram atingidos e, agora, mantêm-se ajustados perante a legislação federal vigente.


Para André Ferro, chefe substituto do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia, “o objetivo é apresentar um breve panorama dos projetos apoiados pelo Fundo Amazônia nos seus diversos eixos de atuação”, disse ao lembrar que o “o CAR é uma prioridade estabelecida pelo Comitê Orientador do Fundo Amazônia, como foco de apoio para os biênios 2013-2014 e 2015-2016”.


Segundo o gestor, o projeto acreano será apresentado como exemplo de atuação nas áreas de Monitoramento e Controle. Dados do Fundo apontam que foram realizadas 21.732 inscrições no CAR, sendo 5.704 inscrições no sistema de atendimento fixo, 9.473 inscrições no sistema de atendimento itinerante e 6.555 inscrições no CAR “perimetral”, realizado em assentamentos espalhados pelo território acreano.


O projeto apresentado explica que o público-alvo do projeto é constituído principalmente por proprietários ou posseiros de imóveis da agricultura familiar com até quatro módulos fiscais localizados nas zonas rurais de todos os 22 municípios do Acre, abrangendo uma área de cerca de 9 milhões de hectares. Também estão sendo beneficiados pelo projeto os médios e grandes proprietários rurais.


Secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus, que também é o coordenador-geral do CAR, disse o seguinte: “A gente fica feliz em servir como bom exemplo ao resto do país, mostrando os resultados de um projeto que foi apoiado pelo Fundo Amazônia e tratado pelo governo do Estado como prioridade. Um projeto cujo principal objetivo é trazer o produtor para a legalidade”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Vídeo mostra assassinato de empresário acreano em João Pessoa

O trágico fim de um empresário acreano, de 42 anos, conhecido como Arlinson, foi capturado…

01/06/2024

Humaitá e Rio Branco-AC entram em campo pela 6ª rodada da Série D

Neste sábado (1), as equipes do Humaitá e do Rio Branco-AC voltam a jogar pela…

01/06/2024

Vini marca, Real confirma favoritismo contra o Dortmund e amplia hegemonia

“Não é uma casualidade, sei que existe alguma coisa importante e não sei de onde…

01/06/2024

Acreano é assassinado no estacionamento de restaurante em João Pessoa

Um empresário acreano de 42 anos, identificado como Arlinson, foi assassinado na noite dessa sexta-feira,…

01/06/2024

Polícia apreende droga avaliada em meio milhão no Amazonas

A polícia apreendeu uma quantidade de drogas avaliada em mais de meio milhão, neste sábado…

01/06/2024

Homem toma banho em rua alagada no Centro de Manaus

Algumas ruas de Manaus se transformaram em um verdadeiro “rio” durante a chuva que atingiu…

01/06/2024