Categories: Destaque 7 Notícias

Sobre promessas e inverdades, por Deputado Major Rocha

Published by
Da redação ac24horas

O “modus operandi” de fazer política e de administrar a coisa pública, como se fosse algo de sua propriedade ou de seu grupo é uma das características mais evidentes do petismo. Outras características, tais como: a corrupção desenfreada; a incoerência entre aquilo que dizem e fazem; a falta de ética e as obras megalomaníacas e projetos fracassados, criados somente para servir de ralo para desviar recursos públicos, também fazem parte do jeito petista de administrar. Entretanto, se tem uma marca que é indissociável do petismo, talvez a principal marca atribuída ao Partido dos Trabalhadores seja a mentira; esta é a característica, que acompanha os “companheiros” desde a eleição até as suas gestões. Promessas eleitoreiras que depois do pleito são esquecidas ou negadas e a velha mania de transferir para a os outros os erros de seus governos.


Certamente Jorge Viana é mais equilibrado que a média do seu partido, mesmo assim não nega suas raízes petistas.
Semana passada, talvez com a intenção de passar a imagem de bom moço; de alguém que está preocupado com o Acre, Jorge Viana realizou um evento para discutir os altos preços cobrados pelos combustíveis e pela energia elétrica. Quem não acompanha a política poderia até pensar que o Senador não é do PT, ou, pior ainda, que ele não é um dos responsáveis pelos elevados valores cobrados dos consumidores acreanos.


Para minha surpresa, depois de ser questionado em razão de sua mudança de comportamento, o Senador passou a justificar que o Acre “paga uma das menores tarifas de ICMS do Brasil”. Mas essa desculpa esfarrapada não foi a pior, Jorge Viana, em uma entrevista ao Jornal A Gazeta, superou todas as raias do ridículo ao negar que o reajuste do imposto, realizado no seu governo, tenha aumentado a conta de luz dos acreanos. Vejam um trecho da matéria assinada pela jornalista Marcela Janssen:


“… Jorge falou ainda sobre a alíquota do ICMS aprovada enquanto foi governador do Acre. Ele destacou que o imposto não eleva a tarifa de energia do acreano.”


“…Pura falta de informação afirmar que o valor da cobrança do ICMS sobre a tarifa de energia em 2001 ocasionou contas mais caras. Estes questionamentos não passam de desinformação de alguns adversários que usam a questão como bandeira política”


A verdade é que Jorge Viana – que ganha um salário de ex-governador e outro de Senador da República-, não só aumentou a alíquota do ICMS de 17% para 25%, como também modificou a base de cálculo do referido imposto, incluído toda a carga dos demais tributos na cobrança, fato que caracteriza bitributação e fez com que o acreano tivesse um aumento real de 33% nas tarifas e preços. A tentativa de se isentar da responsabilidade pelos elevados valores cobrados pela energia elétrica no Acre não terá êxito. O consumidor acreano ainda espera pelo cumprimento de mais uma promessa petista, isto é, aguarda que o imposto retorne aos 17% que eram cobrados antes do PT chegar ao poder. Mas esta é outra promessa não cumprida pelo petista/lulista e dilmista Jorge Viana.


Não posso deixar de relatar que essa tentativa do Senador me fez lembrar o personagem de um conto infantil. Estou falando do boneco Pinóquio criado pelo carpinteiro Gepeto, que ganhou vida e se notabilizou por ser um mitómano compulsivo.


Não estou afirmando que o Senador petista seja um mentiroso, mas também não posso deixar de constatar que o mesmo tem uma memória seletiva, daquelas que esquece ou omite tudo aquilo que não é do seu interesse.


O fato é que o petismo não consegue mais se esconder atrás da velha máscara da moralidade, da ética e da competência. O PT de Jorge e Tião é o mesmo de Lula e de Dilma, assim como o G-7 acreano não é diferente do petrolão e do mensalão de Brasília.


Ainda falando em Pinóquio, ou melhor, falando de promessas dos governadores do PT, nunca é demais lembrar o que os petistas prometeram para ganhar eleições no Acre: saúde de 1º mundo, 40 mil empregos, 20 mil casas populares, asfaltar a BR 364, transformar o Acre no melhor lugar da Amazônia, transformar Rio Branco em uma das sedes da copa do mundo de 2014, criar o parque gospel, o hospital evangélico, asfaltar todas as ruas do Acre, asfaltar os ramais, o planetário… Enfim, tantos compromissos firmados no afã de ganhar eleições que é impossível citar todos.


Ficam as perguntas para o Senador Jorge Viana: Quando essas promessas, que foram feitas pelos petistas, vão ser cumpridas? Foram mentiras eleitoreiras? Quais serão as promessas para a próxima eleição? Reciclarão antigas ou criarão novas fantasias?


Para finalizar quero me colocar à disposição do Senador (petista/dilmista e lulista) para um bom e franco debate sobre esse tema ou qualquer outro que ele queira.


Major Rocha é deputado federal e presidente regional do PSDB/AC
Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Vereador acusa ex-secretário de Bocalom de usar máquina pública para alavancar pré-candidatura

O vereador Ismael Machado (União Brasil) usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Rio…

30/04/2024

EMURB recebe máquinas para acelerar os serviços de tapa-buracos na capital

A Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco - EMURB, recebeu na manhã desta terça-feira…

30/04/2024

Deputado é vaiado por defender Gladson e ex-prefeito acusado de ameaçar desembargador

O deputado Marcus Cavalcante (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 30, para…

30/04/2024

Kayky Brito mostra sua recuperação, motorista comenta e é alvo de ataque

Kayky Brito atualizou os fãs sobre seu estado de saúde nesta segunda-feira, 29 de abril,…

30/04/2024

Com 40 anos de carreira, qual é o valor da fortuna de Madonna?

A cantora Madonna está no centro de todos os holofotes no Brasil. Nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

CNJ apura omissão de juiz após promotor comparar advogada a cadela

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apurar a…

30/04/2024