Menu

No Acre, 41% das presas ainda não foram julgadas, revela estudo estatístico do Infopen

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento estatístico do Sistema de Informações Penitenciárias, o Infopen, órgão do Ministério da Justiça, revela que o número de mulheres presas no Acre saltou de 124 (2007) para 172 (2014). A maioria dessas prisões se deu por envolvimento com o tráfico de drogas.


Foi constatado que no Acre 41% do total de presas ainda não foram julgadas, segundo o estudo do Infopen. Outro dado importante é que 100% das acreanas encarceradas declararam ser de cor negra e apenas 3% das presas são estrangeiras: uma asiática e seis das Américas.

Publicidade

O estudo possibilitou ainda obtenção de um dado positivo, uma vez que 42% das mulheres presas desenvolvem alguma atividade laboral. Em comparação com os demais estados, o Acre tem 97% do percentual de mulheres com alguma atividade laboral t por meios próprios ou sem a intervenção do sistema prisional. Esse é o maior contingente no País.


Segundo o relatório, foi possível constatar ainda que a população absoluta de mulheres encarceradas no sistema penitenciário brasileiro cresceu 567% entre os anos 2000 e 2014, chegando ao patamar de 37.380 mulheres. Enquanto que a população de homens encarcerados cresceu 220% no mesmo período, seguindo a tendência geral de aumento do encarceramento no Brasil.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido