Categories: Cotidiano Notícias

TFD demora para fazer transporte e jovem pode perder a perna

Published by
Da redação ac24horas

A realidade do setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) parece não melhorar com o passar dos dias. O autônomo Charles da Silva Neris, de 26 anos, corre o risco de perder a perna caso não seja transferido com urgência para a unidade do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), no Rio de Janeiro (RJ).


Charles, que sofreu um acidente automobilístico durante o réveillon de 2013, já passou por mais de 10 cirurgias, além de um enxerto. Antes, ficou mais de 60 dias internado numa das enfermarias do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). A cada dia que passava, conta, a situação piorava cada vez mais.


“Se eu não viajar para o Rio [de Janeiro], eu posso até perder a minha perna. Meu medo é que o TFD retarde mais isso. Eu até cheguei a dizer que iria denunciar essa situação no Ministério Público, e que ir procurar a imprensa. E assim eu fiz. Já fiz onze cirurgias e inclusive já passei por um enxerto, mas ainda assim, não fiquei totalmente recuperado”, denuncia.


Segundo o jovem, a equipe do Hospital de Urgência e Emergência, inclusive, negou-se a atende-lo quando buscou a emissão de um laudo médico que apontasse a complicada situação pela qual ela passava. Charles contou também que, ao procurar a Sesacre na última terça-feira, 3, foi informado de que não teria, ainda, uma data para que ele viajasse.
“Quando eu liguei, a moça me disse que ainda não tinha nenhuma previsão. Agora, depois que eu falei que procuraria a imprensa, e o Ministério Público, rapidamente ele me retornaram e já passara a data que eu vou viajar”, relata o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).



Para a Secretaria de Estado de Saúde, não houve extrema demora. Na verdade, o impasse ocorreu por conta do sistema da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) que, por conta do feriado, não permitia a inclusão de novas pessoas, ou o agendamento.


A Sesacre justificou, ainda, que apenas após o agendamento feito pela Central é que os pacientes podem viajar para outros estados do país. Caso contrário, seria necessário custear o translado com recursos da própria secretaria. Charles deve seguir para o Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, onde, logo pela manhã, tem consulta marcada na unidade do INTO.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024