Categories: Cotidiano Notícias

Indígenas recebem orientações sobre alimentação saudável

Published by
Da redação ac24horas

Para conscientizar os indígenas sobre a importância de manter uma alimentação saudável, equipes do Polo Base de Cruzeiro do Sul, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá, no Acre, realizaram uma atividade que envolveu crianças e adultos de aldeias da terra indígena Katukinas, distante 60 quilômetros de Cruzeiro do Sul (AC), a segunda maior cidade do estado.



Segundo o Ministério da Saúde (MS), com o auxílio de enfermeiros do Polo Base, a equipe de Saúde Bucal montou uma mesa com alimentos plantados pela própria comunidade – como banana, macaxeira, mamão, cana, ingá, batata doce, inhame e pupunha – para incentivá-los a utilizar aquilo que eles mesmos cultivam.


“Como a BR-364 atravessa a terra indígena em toda sua extensão, isso facilita o contato dos indígenas com os alimentos industrializados, como refrigerantes, biscoitos e doces, o que prejudica a saúde bucal das crianças”, explica a cirurgiã dentista, Leydi Guerra.


Aproveitando a comemoração pelo Mês das Crianças, que acabara de ser encerrado,cerca de 60 menores, de dois a dez anos, além das mães, participaram da atividade. Na ocasião, também foram avaliadas dez crianças com baixo peso, que são semanalmente monitoradas e acompanhadas pela equipe de enfermagem através da pesagem e com suplementação alimentar.


“Realizamos palestras de orientação indicando os benefícios de se consumir alimentos saudáveis, tanto para a saúde física quanto para a saúde bucal da população. Depois, oferecemos os alimentos aos participantes e finalizamos com a escovação supervisionada de todos eles”, acrescenta Leydi.


Este foi o segundo ano consecutivo que a equipe de saúde realizou esta atividade no mês de outubro, buscando conscientizar a população das aldeias da terra indígena Katukinas a terem uma alimentação saudável.


“Nesses dois anos de trabalho, conseguimos recuperar crianças que estavam com baixo peso, além de melhorar a saúde bucal da população e diminuir o índice de cárie. Ações como essa são muito importantes para levar mais qualidade de vida à comunidade indígena”, conclui a odontóloga Daiane Abreu, responsável técnica pelo programa de Saúde Bucal do DSEI.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Advogado Romano Gouveia infarta e se envolve em acidente a caminho do PS

O advogado Romano Gouveia é o homem que estava sofrendo um infarto e se envolveu…

09/05/2024

Fluminense resiste a sufoco, bate Colo-Colo e abre vantagem na Libertadores

O Fluminense jogou mal e sofreu, mas venceu o Colo-Colo por 1 a 0 com…

09/05/2024

Brasileia e parceiros entregam mil cestas básicas para atingidos pela alagação

A Prefeitura de Brasileia, com colaboração do Governo do Estado através da Secretária de Estado…

09/05/2024

Palmeiras goleia o Liverpool no Uruguai e fica perto de classificação na Libertadores

Avanti, Palestra. O Palmeiras visitou o Liverpool (URU) nesta quinta-feira pela Libertadores e goleou o…

09/05/2024

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 47 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.722 da Mega Sena, sorteadas nesta quinta-feira (9)…

09/05/2024

Prefeito em exercício, Valtim José publica carta de agradecimento a amigos

O prefeito de Rio Branco em exercício, Valtim José, que assumiu a gestão do Município…

09/05/2024