Conecte-se agora

Mulher tenta afogar amante de seu marido dentro de esgoto

Publicado

em

Uma mulher tentou afogar a amante de seu marido em um esgoto na rua João de Paiva, no bairro da Praia, em Tarauacá. O vídeo que circula nas redes sociais foi feito por Oséias Ribeiro.

No Facebook, o vídeo é bastante compartilhado por causa das cenas inusitadas e cômicas.

A amante grita: “Tirem essa vadia de cima de mim!”

Enquanto a outra diz: “Quando tu tá com o meu marido tu acha bom. Tu traiu uma mulher, mas tu não trai mais. Você vai apanhar pra respeitar mulher. Eu só não vou te matar porque eu não tô com uma faca, eu tô desarmada.”

Cotidiano

Na Expoacre, produtores realizam curso para produção artesanal de derivados do leite

Publicado

em

Pequenos produtores e técnicos da bacia leiteira participaram na manhã desta segunda-feira, 2 de agosto, do curso sobre derivados do leite realizado no espaço institucional da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), da Expoacre 2022. O encerramento será na manhã da sexta-feira, 5, e os alunos receberão certificado com carga horária de 40 horas.

A capacitação é uma iniciativa da Sepa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o importante apoio do Programa REM Acre Fase II, por meio do projeto Pecuária Diversificada Sustentável, que beneficia pequenos produtos com a recuperação de áreas degradadas para que possam melhorar a renda sem desmatar novas áreas.

A instrutora Marilza da Cruz Pereira explica que o curso é voltado para estímulo da produção artesanal de leite e melhoria de renda.

“Estamos aqui aprendendo a desenvolver outros produtos ao invés de consumir ou sobreviver somente da venda do leite. Aqui vamos aprender técnicas para fazer queijos mussarela, temperado e doce, iogurte, doce de leite, manteiga e cocada. São novas maneiras de consumo e também de agregar valor ao produto, aumentando a renda familiar”.

O chefe da Divisão de Pecuária da Sepa, Jalceyr Pessoa, destaca as importantes parceiras para realização da capacitação junto aos produtores da bacia leiteira.

“Executamos a Pecuária Mais Eficiente, onde trabalhamos especialmente os produtores de leite para que tenham a oportunidade de alavancar sua produtividade, pensando na condição ambiental, na redução do desmatamento, agregando valor, e ofertar ao mercado não só o leite in natura, como também os derivados do leite através dos seus produtos lácteos”.

Continuar lendo

Destaque 2

Petecão registra candidatura ao governo no TRE e cutuca adversários: “nem chapa tem ainda”

Publicado

em

O candidato ao governo do Acre pela coligação “Com a força do povo”, Sérgio Petecão (PSD), compareceu na tarde desta terça-feira (2) à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre acompanhado de seu candidato a vice, Tota Filho (PSD), para oficializar o registro de candidatura e entregar à Justiça Eleitoral a proposta de plano de governo de sua chapa.

Petecão e Tota foram recebidos pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Djalma, que na ocasião recebeu das mãos do candidato uma cópia impressa da proposta de plano de governo. O documento de 55 páginas também foi disponibilizado para consulta pública por meio da imprensa.

“Fizemos questão de visitar todos os municípios para que tivéssemos uma participação popular grande. Estou muito feliz e com o sentimento de dever cumprido. A ideia era essa, fazer um plano enxuto, sem enganar o povo, sem mentir, mas sempre preocupado em criar oportunidade de empregos, melhorar a saúde, trabalhar firme na educação e melhorar a vida das pessoas”, declarou Petecão.

O plano de governo do candidato Sérgio Petecão contemplou centenas de propostas colhidas ao longo das visitas que o candidato fez aos 22 municípios do Acre nos últimos meses. Em todas as regiões do estado o candidato realizou o seminário com o tema “Construindo o Acre da Inclusão e das Oportunidades”.

As principais diretrizes do plano estão pautadas no estímulo ao desenvolvimento econômico, investimentos em infraestrutura, melhoria dos serviços públicos, políticas públicas voltadas ao bem estar social, e apoio a ciência e cultura. O candidato acompanhou pessoalmente o trabalho de compilação e formatação dos dados, executado por uma equipe de especialistas em gestão pública.

Petecão falou também sobre o atual cenário eleitoral, no qual as principais candidaturas ao governo ainda não definiram suas chapas, embora o prazo das convenções termine na próxima sexta-feira. “Eu nunca vi isso em uma eleição, nós ainda nem sabemos quem são nossos adversários, porque eles nem fecharam chapas ainda, mas isso é problema deles. Nossa chapa já está registrada, estamos com o time pronto e vamos à luta”, finalizou o candidato.

Continuar lendo

Cotidiano

Moradores do bairro Vila Betel denunciam falta de água desde a última semana

Publicado

em

Moradores do bairro Vila Betel, entraram em contato com o ac24horas para denunciar a falta de água na região, que acontece desde a última semana.

“Estou tendo que trabalhar em casa. A dona do prédio onde eu moro foi pessoalmente ao Saerb para reclamar da situação mas não deram prazo para resolver. Liguei para o telefone de atendimento e não souberam nos responder”, disse um domiciliado que pediu para não ser identificado.

Em contato com representantes do Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), foi informado que houve a redução de 50% da vazão, fazendo com que o Reservatório que abastece o bairro não funcionasse dentro da sua normalidade.

De acordo com o diretor de Manobra da Saerb, Francisco Carmo, o problema deve ser resolvido e o abastecimento de água deve ser normalizado ainda nesta terça.

Acompanhe a nota:

“Passamos alguns dias com vazão (produção) reduzida em 50%, com isso o Reservatório que abastece a Vila Betel não funcionou dentro da sua normalidade, causando o desabastecimento de toda a regional, esta localidade recebe água praticamente 24horas do dia.

São moradores que não tem grandes reservas (cisterna) pelo motivo de receber água de forma constante, por isso quando acontece algum fato negativo são os primeiros a sofrerem. No entanto a produção de água já voltou ao normal nesta terça-feira, 02, e nas próximas horas voltará o abastecimento na região”

Francisco Carmo
Diretor da Manobra da Saerb

Continuar lendo

Notícias

USP, Unicamp e UFG disponibilizam cursos gratuitos e on-line com certificados

Formações abrangem diferentes áreas para todos os públicos, confira 

Publicado

em

Fazer diferentes cursos gratuitos, além de ampliar os conhecimentos e preencher o tempo de modo útil, fortalece o currículo. Melhor ainda quando as formações são oferecidas por instituições bem conceituadas, de modo gratuito e a distância. E você sabia que é possível ter um certificado emitido por uma universidade pública de destaque sem, necessariamente, cursar uma graduação ou pós-graduação na instituição? A Universidade São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, disponibilizam vagas para diferentes cursos. 

Disponíveis para estudantes de todo o Brasil, os 12 cursos oferecidos pela Unicamp abrangem diferentes áreas, como tecnologia, administração e música, passando por saúde e até beleza. As formações foram criadas por docentes da universidade e são oferecidas em parceria com a plataforma Coursera. Para ter acesso aos cursos, basta acessar o perfil da Unicamp na plataforma. 

Além do cumprimento da carga horária mínima, os interessados em obter o certificado devem arcar com uma taxa, devido à verificação de identidade. Mas é possível solicitar auxílio financeiro ou uma bolsa de estudo caso o estudante não tenha condições de realizar o pagamento. “Se o auxílio financeiro ou bolsa de estudos estiver disponível para a seleção do seu programa de aprendizado, você encontrará um link para se inscrever na página de descrição [do curso]”, explica a plataforma.

Já as milhares de vagas disponibilizadas pelas USP têm como foco públicos diversos, como estudantes, docentes, trabalhadores da área de saúde ou qualquer pessoa que queira se inteirar sobre os assuntos abordados nas especializações. Todas elas são oferecidas por meio da Plataforma Apolo da própria instituição. Ao acessar o site, basta procurar as formações gratuitas e conferir o período de oferta. 

Para ter o direito ao certificado nos cursos gratuitos da USP, basta ter 75% de presença, medido apenas pelo acesso à página do curso e aprovação na avaliação final com nota mínima cinco de dez pontos possíveis.

Cursos gratuitos para a área de saúde

A Universidade Federal de Goiás está com inscrições abertas para uma qualificação profissional específica para profissionais da área de saúde com nível médio ou superior. São 30 mil vagas para todo o Brasil com certificação digital. A especialização tem como foco gestores municipais, estaduais e distritais de saúde; profissionais de saúde com nível médio ou superior, preferencialmente, aqueles que compõem as equipes da estratégia de saúde da família e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde; profissionais da tecnologia da informação; demais interessados no tema.

A qualificação é ofertada em parceria com a plataforma UNA-SUS do Governo Federal. A carga horária do curso é de 10 horas. No curso, os participantes terão acesso a conteúdos como Aplicação de Certificação Digital e Segurança da Informação do Paciente. A inscrição deve ser feita no endereço www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!