Categories: Acre Notícias

Ministério Público do Acre elabora relatório sobre atuação das organizações criminosas

Published by
Da redação ac24horas

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) elaborou um relatório sobre a atuação das organizações criminosas no Acre. O trabalho é inédito e foi produzido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial de Atuação Penal e Execução Penal (Geape).


????????????????????????????????????

Integrantes dos dois grupos especializados do MPAC entregaram o relatório ao procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, na tarde desta sexta-feira, 23.


O documento é uma radiografia com o diagnóstico dos principais problemas relacionados à atuação de facções criminosas instaladas nos presídios do estado e que culminaram com diversos atos de violência e vandalismo a partir da madrugada do dia 6 de outubro deste ano, quando ônibus e casas foram incendiados em Rio Branco.


Dividido em seis partes, o relatório traz o diagnóstico das organizações criminosas, histórico dos atos de violência praticados pelas organizações criminosas, a sequência dos atos de violência e vandalismo comandados por uma facção criminosa, um enfoque do aspecto econômico relacionado aos recentes atos de violência praticados por essas organizações, além de uma análise situacional e proposições para o enfrentamento do crime organizado.


O promotor Danilo Lovisaro, integrante do Gaeco, destaca a atuação conjunta das instituições como fator determinante no combate ao crime organizado. “Num primeiro momento, os órgãos de segurança pública atuaram para reprimir os atos violentos; depois, o Gaeco, em parceria com a Deco [Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado] atuou na investigação das organizações criminosas; e, num terceiro momento, foi necessária uma atuação efetiva de outros órgãos, inclusive, do Executivo”, explica.


O procurador-geral de Justiça disse que as medidas recomendadas pelos grupos especializados do MP no relatório já estão sendo implementadas. “Foram feitas algumas proposições para o aprimoramento do trabalho do MP, bem como, de outras instituições. Em face das recomendações direcionadas ao sistema prisional, levarei o resultado desse trabalho ao Poder Executivo. No MP, já estamos adotando algumas providências, como a reinstalação de um grupo de fiscalização dos regimes de cumprimento de penas”, afirma.


O relatório será entregue ao governador do Acre, Sebastião Viana, na próxima semana, quando também será convocada uma coletiva de imprensa para que os membros apresentem as informações detalhadas desse trabalho.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024