Menu

Pesquisar
Close this search box.

Percentual de cheque sem fundos atinge maior patamar desde 1991

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,21% em setembro, é o que revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Esta foi o maior patamar para um mês de setembro de toda a série histórica, desde 1991. Em agosto deste ano, a devolução foi de 2,11%. Já em setembro do ano passado, a devolução foi de 1,84%.


Em relação a janeiro e setembro, o percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,19% Esta foi o segundo maior percentual para o período de toda a série histórica, desde 1991. O recorde dos nove primeiros meses do ano foi em 2009, com 2,22%. Se comparado ao mesmo período de 2014, esse percentual foi de 2,07%.

Anúncio


De acordo com os economistas da Serasa Experian, o agravamento da situação econômica do país com o aprofundamento da recessão, com a elevação das taxas de desemprego, da inflação e dos juros, está levando a inadimplência com cheques a baterem recordes históricos neste ano de 2015.


Nos Estados e regiões – Somente após o processo de revisão que está sendo efetuado pelo Banco Central sobre as estatísticas de cheques compensados em todo o país é que será conhecido o ranking da inadimplência com cheques por Estado, bem como as novas estatísticas oriundas deste processo de revisão, que deve serem divulgadas, tão logo estejam concluídas.


Metodologia do indicador – O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Para efeito do cômputo do indicador, somente é considerada a segunda devolução por insuficiência de fundos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido