Categories: Acre

O pior dos mundos

Por
Da redação ac24horas

A quem interessa o aprofundamento das nossas crises?


Partindo-se da premissa que as nossas crises já vinham se arrastando antes mesmo da última disputa presidencial, em particular, a de natureza econômica, era de se esperar que após a proclamação dos eleitos: presidente da República, governadores, prefeitos congressistas, já estivessem preparados para enfrentar o mar desafios que teriam pela frente, em particular, a anunciada crise econômica, afinal de contas, nas melhores democracias, suas forças políticas costumam deixar suas diferenças de lado, e juntos, buscam evitar que o pior aconteça.


No nosso caso, o acirramento entre nossas forças políticas, melhor dizendo, a busca pelo poder, notadamente, entre petistas e tucanos, por sê-los os protagonistas do referido acirramento, não só tem impedido a construção de uma agenda ante-crise, como deu origem a uma crise política ainda mais grave que aquela que deveriam debelar. Ironia aparte: só tem feito prevalecer uma das leis de Murphuy, aquela que diz: se alguma coisa pode dar errado, dará.


Enquanto governo e oposição de mantiverem em pé de guerra, ou mais precisamente, envenenando o nosso ambiente político, nossa crise econômica não será contida, tampouco superada. Até porque, entre os trinta e tantos partidos políticos que compõem a nossa conflituosa estrutura partidária, verdade seja dita: PSDB e PT não podem fugir de suas responsabilidades já que são os principais causadores das nossas crises, enfim, nos últimos 20 anos, oito de FHC, oito de Lula e quatro de Dilma, somente eles, tucanos e petistas, se aboletados no poder. .


Se não se consegue apagar um incêndio lançando combustível sobre suas chamas, igualmente, não se supera uma crise econômica adicionando-lhes uma crise política. Nada mais ululante. Portanto, nada justifica que a nossa oposição, tucanos à frente, esteja se colocando contrários até as medidas fiscalmente responsáveis que foram criadas e aprovadas ao tempo do governo FHC. Presentemente, e não há como se deixar de reconhecer, os tucanos vêem se comportando do mesmo jeito e maneira como os petistas se comportaram ao tempo do governo FHC.


Lamentavelmente, ao invés do governo e oposição buscarem uma saída para as nossas crises, como quer o conjunto de nossa sociedade, nossas forças estão divididas em torno da questão que impossibilita qualquer entendimento entre eles, até porque, enquanto a proposta de impeachment da presidente Dilma Rousseff se mantiver encabeçando as reivindicações da oposição, não haverá como se construir uma agenda visando superá-las. Enquanto isto, os prejuízos decorrentes das nossas crises continuam sendo pagos pelo conjunto da nossa sociedade.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Televisão

Marcelo Torres pede demissão cinco meses após ser deslocado do SBT Brasil

O jornalista Marcelo Torres anunciou nesta segunda (2) que pediu demissão do SBT após 19…

02/09/2024
  • Acre

Piora do ar devido às queimadas faz governo recomendar uso de máscaras

O Acre tem enfrentado uma piora da qualidade do ar, ocasionada pela elevada emissão de…

02/09/2024
  • Televisão

Patrícia Abravanel traz atração de volta após morte de Silvio Santos

O SBT vai trazer de volta uma das atrações mais marcantes da história da emissora.…

02/09/2024
  • Destaque 3

Marcus Alexandre se posiciona contra acusações de Márcio Bittar e vai à PF pedir apuração do caso

O candidato a prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), se posicionou nesta segunda-feira, 2,…

02/09/2024
  • Destaque 2

Incêndio em vegetação faz servidores do Ifac e CGU evacuarem prédio na capital

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na manhã desta segunda-feira (2) nas proximidades dos…

02/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Prefeitura de Brasiléia entrega kits de EPIs para Agentes Comunitários de Saúde

Mais uma ação da prefeitura de Brasiléia aconteceu na manhã desta segunda-feira (02). Na ocasião,…

02/09/2024