Menu

Secretário-geral adjunto da ONU fala sobre sustentabilidade nesta 4ª

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamedRio Branco recebe nesta quarta-feira, 21, a palestra “Nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável”, apresentada pelo secretário-geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU), Carlos Lopes. O evento será realizado às 17 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Acre (Fieac).


Carlos Lopes é cientista social africano, doutor em História pela Universidade de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, e mestre em Desenvolvimento Econômico e Social em África pelo Instituto Graduado de Genebra de Estudos Internacionais e Desenvolvimento.

Publicidade

A agenda exclusiva da ONU no Acre é resultado de um convite feito pelo governador Tião Viana ao subsecretário em julho de 2014, durante um encontro em São Paulo.


Escritor de diversos livros e artigos, sendo os mais recentes relacionados à crise migratória e aos processos de sustentabilidade no mundo, Carlos Lopes falará sobre a Nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, um desafio de paridade da economia social e ambiental.


Líder da Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, Carlos Lopes tem contribuído para a pesquisa de temas na área do desenvolvimento, ajudando a criar ONGs e centros de pesquisa social, particularmente na África, sendo também membro da Academia de Ciências de Lisboa.


“Os africanos estão tomando consciência de que precisam de uma estratégia de desenvolvimento industrial e de que só vão conseguir implementar essa estratégia com o controle do seu financiamento. Isso significa que os governos devem ter uma capacidade, uma sofisticação maior em relação aos seus recursos próprios e, nesse sentido, há vários elementos em processo de mudança”, contou, em entrevista exclusiva ao Centro de Informação das Nações Unidas para Brasil (Unic Rio de Janeiro). São essas experiências que Carlos Lopes trará para o Acre.


Sobre a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015
A Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 será definida pelos estados-membros e funcionará como um marco de ação para os esforços mundiais de desenvolvimento. Ela será elaborada com base na Declaração do Milênio e nas conquistas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), assim como também irá tratar de desafios novos e emergentes.


A redução da pobreza e a proteção do planeta devem estar no cerne da nova agenda de desenvolvimento, fundamentada nos princípios dos direitos humanos, da igualdade e da sustentabilidade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido