Categories: Cotidiano Notícias

Centro de Zoonoses realiza mutirão de castração de animais

Published by
Da redação ac24horas

A secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, por meio do Centro de Zoonoses – CZ de Rio Branco, realizou no último sábado, 17, um mutirão de castração de cães e gatos. Durante todo o dia os veterinários do CZ, em parceria com os estagiários do curso de Medicina Veterinária da UFAC, castraram 30 cães e gatos. O objetivo, segundo o diretor do CZ, Everton Arruda, é diminuir a quantidade de animais de rua, “o que significa menos risco de doenças para as pessoas e menos possibilidade desses animais causarem acidentes de trânsito, por exemplo”, explica o diretor.


Outro mutirão de castração já está marcado para o dia 7 de novembro e o agendamento poderá ser feito a partir do dia 5 pelo telefone do Centro de Zoonoses, 3221 3561.


Quem levou os animais para castrar, ficou satisfeito com a possibilidade de fazer o procedimento de forma gratuita, como ressalta a jornalista Vanessa França, que levou a cadela Agatha para ser castrada. Ela explica que optou pelo procedimento porque a cadela, já com oito anos, corria o risco de desenvolver câncer e uma doença que ataca as mamas. “Essa cirurgia custa mais de R$ 500 e com mais dois dias de internação, ficaria muito caro para mim. Aqui é seguro e de graça”.


Castrações diárias no CZ


Além dos mutirões aos sábados, o CZ também faz cirurgias de castração durante a semana. Diariamente a equipe do CZ realiza 13 cirurgias gratuitas de esterilização de bichos de pessoas da comunidade, que fazem o agendamento pelo telefone e também de animais levados por associações de proteção animal, que só doam os cães e gatos já castrados.


Essas associações protetoras de animais têm dia certo para as cirurgias, com direito à esterilização de cinco animais por vez. A presidente da Associação Resgata Animal, Adriana Souza, diz que as 20 castrações mensais são importantes para a entidade, que não poderia arcar com esse custo. Graças à parceria com o CZ, ela garante a entrega dos animais para adoção devidamente esterilizados. “Temos que diminuir o ritmo de reprodução dos animais. A castração é importante para a saúde dos animais e das pessoas, que correm menos riscos de contrair zoonoses”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Nível do Rio Acre marca 3,27 metros e preocupa Defesa Civil na Capital

O nível do Rio Acre continua reduzindo e está abaixo dos 4 metros em Rio…

23/05/2024

No Acre, etanol está compensando mais que a gasolina, aponta Ticket Log

A mais recente pesquisa da empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log, indica…

23/05/2024

Varejo acreano cresce, mas não supera média nacional

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –…

23/05/2024

Kate Hudson diz que ficou um ano sem namorar por prescrição médica

Kate Hudson, 45, contou ter ficado um ano sem namorar por prescrição de seu analista.…

23/05/2024

Comércio da melancia salta 342% no Ceasa de Rio Branco; preço da banana tem queda

Em abril, somente na Ceasa de Rio Branco e na Ceasa Vitória (ES), ocorreram quedas…

23/05/2024

Gladson, Bittar, Bocalom: o projeto de poder de 2018 continua vivo!

Embora existam variáveis inerentes à política, como a mudança da ex-prefeita Socorro Neri, agora deputada…

23/05/2024