Categories: Blog do Crica Destaque 3 Notícias

Nem no Jordão a oposição conseguirá ter uma candidatura única

Published by
Da redação ac24horas

Fazenda “Boi Cagão”, oposição e sucessão municipal
A recente convenção etílica-comensal de dirigentes da oposição na Fazenda “Boi Cagão” do senador Sérgio Petecão (PSD) na busca de um entendimento para a sucessão municipal na Capital é o retrato de que os oposicionistas terão mais de um nome a prefeito de Rio Branco. A estratégia do PMDB de que PSDB e DEM poderiam apoiar a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) à PMRB fracassou. O fracasso da candidatura única passa por Tião Bocalon (DEM), que já declarou ser candidato a prefeito e ponto final. E a sua declaração veio acompanhada de um carão do seu conselheiro Normando Sales nos demais dirigentes oposicionistas: “quando é para roer o osso chamam o Bocalon, e quando está mais fácil ganhar a prefeitura querem ele fora?”. Neste contexto as pedras na mesa da oposição estão praticamente colocadas na disputa da prefeitura da Capital: Socorro Nery (PSDB), Eliane Sinhasique (PMDB), Tião Bocalon (DEM) e ainda os candidatos a serem anunciados pelo PSOL e REDE. Todos vão brigar para ver quem enfrentará o prefeito Marcus Alexandre (PT) no segundo turno. Não esperem nada além desta situação. Ninguém ganhará no primeiro turno.


Procura a justiça, Ghelen Diniz!
Virou moda agora o deputado Ghelen Diniz (PP) denunciar supostos erros médicos. Se há um fato real tem que denunciar mesmo, mas não deve ficar só à tribuna da Aleac. Não diz que tem provas? Então procure o MPE e formalize a denúncia, caso contrário fica só no blá-blá-blá.


A questão é ter um bom candidato
O deputado Josa da Farmácia (PTN) contesta a imprensa e diz que a FPA tem vários candidatos para lançar a prefeito de Cruzeiro do Sul. Os nomes que foram ventilados até o momento são mais talhados para disputar eleição de presidente de bairro. Nenhum com densidade eleitoral.


Por qual razão não disputa?
Se o deputado Josa da Farmácia (PTN) acha que a FPA está tão forte assim em Cruzeiro do Sul, porque ele, que foi bem votado no município, não se candidata? O picolé não é doce como fala.


O PSDC está no meio?
Em sua última entrevista na TV-RIO BRANCO o prefeito Marcus Alexandre disse que na sua coligação lhe darão apoio quatorze partidos. Neste caso ele incluiu o PSDC. A direção do PSDC tem que vir de público e dizer de que lado vai estar: na FPA apoiando o candidato do PT ou a uma das candidaturas da oposição?. Não dá para ficar mantendo o discurso do muro.


Não fez uma boa administração
O ex-prefeito Bira Vasconcelos (PT) é um dos nomes citados entre os prefeituráveis do partido em Xapuri. Um dos argumentos usados contra seu nome pelos aliados da FPA, inclusive, o PSB, é que foi um prefeito fraco mesmo com todo o apoio do governo. E é uma verdade cristalina.


Defensora ferrenha
Falando em sucessão municipal, a deputada Leila Galvão (PT) é uma das defensoras mais ardorosas de que o PT puxa a cabeça da chapa da FPA para disputar a prefeitura de Xapuri. Não está errada politicamente, quer tirar carta de seguro, tendo um prefeito seu em 2018.


Bate com que a coluna publicou
Recente pesquisa mostra o deputado federal César Messias (PSB) como o melhor nome da FPA a prefeito de Cruzeiro do Sul. Mas atrás do Iderley Cordeiro (PMDB) e tecnicamente empatado com o Henrique Afonso (PSDB). Dedução: sua candidatura não seria garantia de vitória.


Nem no Jordão
Até no pequeno município do Jordão a oposição não conseguirá ter uma candidatura única a prefeito. São candidatos a vereadora Zeina Melo (PMDB) e Turiano Farias (PSDB). O candidato da FPA será o atual prefeito Elson Farias (PCdoB). Será uma eleição muito disputada


Vai ficar sem medicamento
Ninguém quer mais vender medicamentos para a prefeitura de Santa Rosa, por um basilar motivo: o prefeito Rivelino Mota (PV) não paga os seus fornecedores. O problema é que com este seu descaso com os compromissos a grande prejudicada acabará sendo a população.


Está no páreo
Na última eleição municipal, com três candidatos da oposição, perdeu por 300 votos para a máquina do PT e o prefeito Tonheiro (PT). Com o desgaste do prefeito, a professora Zilmar Rocha (PP) vai disputar a prefeitura do Bujari com uma boa chance de vitória. É preparada.


Uma coisa é certa
Quando vejo qualquer discussão sobre a disputa de prefeituras a primeira coisa que analiso é a qualificação do candidato. Pode ser bom de voto, mas ser um tapado administrativo. Acho que a professora Zilmar está no ranking dos candidatos a prefeito com boa capacidade de gestão.


A roda viva da sucessão municipal
Depois da incisiva atuação do secretário de Segurança, Emylson Farias, no combate ao crime organizado, com o envio dos chefes do crime organizado para presídios federais, o seu nome já é citado em algumas rodas fechadas do PT como um nome para vice de Marcus Alexandre.


Que bela sentença
Iria para o folclore jurídico. A condenação do Padre Paolino Baldassari a pagar a indenização de 8 mil reais a um cidadão, que ao desviar dele bateu seu carro em outra veículo. Nada mais cômico. Ainda bem que veio a bela sentença do Juiz José Augusto Fontes e inocentou Paolino.


Falsos agricultores
O deputado Lourival Marques (PT) desnudou os “agricultores” levados á Aleac pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que estavam no fechamento da BR-364. Descobriu que eram agricultores de araque, se tratavam de candidatos a vereador e a prefeito de Acrelândia pela oposição.


Barrados no baile
Os ex-prefeitos Randinho (PMDB) e José Praxedes (PSD) tiveram as suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Marechal Taumaturgo. Portanto, esqueçam de disputarem a prefeitura do município.


Homenagem histórica
A mesa diretora da Aleac homenageou ontem a GAZETA pelos seus 30 anos de jornalismo, com um diploma de reconhecimento jornalístico. A entrega foi feita pelo presidente Ney Amorim (PT). Nada mais justo.


Soltando fumaça
O ex-deputado José Vieira (PSDB), marido da candidata a prefeita Toinha Vieira (PSDB), está cuspindo bala contra o deputado Ghelen Diniz (PP), que o convidou para integrar a sua chapa de candidatos a vereador, com um sarcasmo: quando for prefeito quero ter bons vereadores.


Mazinho serafim
O ex-deputado Mazinho Serafim (PMDB) tem dito a amigos que nada impede a sua candidatura para a prefeitura de Sena Madureira. Com ele passam a ser seis os candidatos a ser o próximo prefeito do município.


Não será fácil
Aliados do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), apontam como a sua meta ao sair da prefeitura ser candidato ao Senado em 2018. Tem dois probleminhas a romper: primeiro fazer o seu sucesso e, segundo, ser conhecido no restante do Estado, só é no Juruá.


Pode esquecer isso
Ser o candidato único da oposição, o prefeito Vagner Sales (PMDB) trate de esquecer. O senador Sérgio Petecão (PSD) é candidato natural á reeleição e o Márcio Bittar (PSDB) poderá ser o outro nome. Todos bem mais conhecidos do que ele no Estado.


Ficando isolado
O prefeito James Gomes (PP) está errando em se isolar politicamente. Para se eleger teria um grau de dificuldade menor do que para eleger seu sucessor, principalmente, o engenheiro Jorge Catalan (PP), que não é do ramo político. Tem que colocar isso urgente na sua cabeça.


Como é que pode?
Como se pode pensar em desenvolvimento de um município como Jordão, onde a gasolina já custa 5 reais o litro? E ainda existem loucos querendo ser candidato a prefeito do lugar.


Não deixou no marasmo
Mesmo com seu partido no fundo do poço, uma braba crise econômica, ainda assim o governador Tião Viana não se abateu e mantém a máquina estatal funcionando, pagando os salários em dias e certo que pagará o 13° salário no ano. É um feito nestes tempos bicudos.


 Bem melhor
O deputado Jonas Lima (PT) tem feito um segundo mandato bem mais ativo do que o primeiro, bem mais produtivo do que alguns que chegaram na Assembléia Legislativa como medalhões.


Uma bandeira na campanha
Ser honesto na administração pública é uma obrigação. Mas não é a regra no Brasil. Aí está a “Lava-Jato”. Por isso ressalto como exemplar a gestão do vereador Artêmio Costa (sem partido), como presidente da Câmara Municipal de Rio Branco.


.O dia em que o PMDB traiu o PMDB
Nada mais fisiológico do que o PMDB, diz uma das máximas da política. Um fato comprova isso. Disputavam a convenção para ver quem seria o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales e Aluisio Bezerra (que queria partir para a reeleição). Ganhou Aluisio. O grupo do Vagner, unido ao senador Nabor Junior, Flaviano Melo e companhia limitada não aceitam o resultado e fundam o MDA, num ato de traição ao partido. Pinçam para apoiar a prefeito o secretário de Orleir Cameli, César Messias (PP), sem nenhuma ligação histórica com o PMDB. Veio a eleição e César Messias foi eleito. Foi o dia que o PMDB traiu o PMDB. Mas, a vingança do Aluisio Bezerra veio a galope: na eleição para o governo, César Messias dá como troco ao PMDB, por baixo dos panos, o apoio ao candidato do PT, Jorge Viana, que se elegeu governador. Aluisio Bezerra costumava contar esta história se deliciando em gargalhadas.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Botafogo vence LDU com “VAR Eterno” e respira na libertadores

O Botafogo venceu a LDU por 2 a 1 nesta quarta-feira (8), no Nilton Santos,…

08/05/2024

São Paulo vence Cobresal e vai às oitavas com toque de Zubeldía e golaços

O São Paulo superou a altitude de Calama, venceu o Cobresal de virada por 3…

08/05/2024

Na estreia de Petit, Cuiabá vence o Metropolitanos na Sul-Americana

Com dois de Isidro Pitta e um de Fernando Sobral, Dourado fez 3 a 0…

08/05/2024

Fortaleza sofre na altitude, é goleado pelo Potosí e perde 100% de aproveitamento na Sula

O Fortaleza foi goleado pelo Nacional Potosí por 4 a 1 na noite desta quarta-feira,…

08/05/2024

AGU pede direito de resposta por fake news de coach Pablo Marçal

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com ação judicial com pedido de resposta contra…

08/05/2024

Lutador acreano de MMA vai em busca de cinturão de evento em Cancún, no México

Em mais um Pôdicast, o lutador acreano de MMA Thomas Bryan, de 24 anos, conversou…

08/05/2024