Categories: Esportes Giro Brasil - Augusto Diniz

Vitória do Brasil contra Venezuela deixou de ser irrelevante

Published by
Manoel Façanha

Depois da vitória do Brasil contra a Venezuela, as redes sociais se encheram de comentários dizendo que a seleção cumpriu sua obrigação diante de um adversário fraco e sem tradição. Mas o fato é que o resultado dessa partida, na atual conjuntura do futebol brasileiro, tem um peso muito maior do que em anos passados.


Por certo, os três pontos somados em casa ajudarão muito a seleção lá na frente a se classificar para Copa na Rússia. É bom ir se acostumando com os prováveis insucessos do Brasil nas partidas pré-Mundial, pelo que se viu na derrota para o Chile na estreia da competição – diga-se de passagem, os chilenos eram favoritos.


O próximo jogo da seleção será fora contra a Argentina, que faz uma campanha pífia com apenas 1 ponto na tabela de classificação. A partida, porém, promete ser duríssima, já que os argentinos tentarão de qualquer maneira no jogo contra o Brasil, reverter à situação que se encontram na competição.


Por outro lado, a seleção tem nesse confronto pressão pela necessidade de provar que possui uma equipe muito mais capaz do que aquela que venceu a Venezuela – e que os torcedores trataram de dizer que a vitória não passava de obrigação.


Pois é hora de se pensar diferente. Uma derrota para a Argentina deve ser encarada como algo normal dentro do quadro existente. E vai se a luta na próxima partida, contra o Peru, em Salvador.


Quem sabe, já na quinta rodada das Eliminatórias, o Brasil consiga arrancar em casa uma vitória de peso contra o Uruguai, líder hoje da competição.


Na atual situação, é mais fácil acreditar que o script da seleção nas Eliminatórias será o seguinte: vitórias em casa contra equipes menos qualificadas; possíveis resultados positivos em clássicos jogando no Brasil; prováveis empates com times pequenos atuando fora do País; e quase nenhuma chance de sucesso nas partidas com outros favoritos às vagas da Copa os enfrentando na casa deles.


É a realidade do futebol brasileiro que vive um de seus piores momentos. Podem dizer que a volta de Neymar ao time deve mudar o quadro para melhor.


Mas a medida em que o tempo passa, as notícias fora de campo tem sido cada vez menos favoráveis ao craque brasileiro que joga no Barcelona. Depois da nebulosa transferência para a Espanha, o jogador tem enfrentado de tudo: investigação do contrato com o clube catalão, suspeita de sonegação fiscal aqui e na Espanha, ações do ex-clube Santos por atos de má fé na transferência etc.


Pode parecer normal para quem tem muito dinheiro e fama, mas é acima da média para um atleta ainda jovem no mundo do futebol. Não se sabe ainda o quanto Neymar poderá colaborar com a seleção, mas é prudente informar que a atual situação do jogador preocupa em meio a um time com pouco brilho.


Share
Published by
Manoel Façanha

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024