Categories: Acre Notícias

Após novas varreduras, 134 celulares, estoques e drogas são encontrados em presídios do Acre

Por
Da redação ac24horas


O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) Martin Hessel reuniu a imprensa na tarde desta sexta-feira, 09, para apresentar o balanço das varreduras realizadas ao longo da semana no presídio da capital e demais municípios. De acordo com dados preliminares foram apreendidos um total de 134 aparelhos celulares, uma quantidade ainda indefinida de drogas e inúmeros objetos cortantes e perfurantes, os populares “estoques”.


A primeira varredura realizada na terça-feira, 06, no presídio de Rio Branco – em virtude dos ataques incendiários contra ônibus, carros e casas que estariam sendo ordenados por líderes de facções criminosas de dentro do presídio – culminou com a apreensão de 65 aparelhos celulares, além de inúmeros matérias perfurantes: tesouras, facas e pedaços de lâminas afiadas, popularmente conhecido como “estoques” e drogas.


Após a primeira ação foi possível identificar os proprietários desses aparatos e, com isso, isolá-los dos demais detentos. Com a ação emergencial foi possível identificar 15 detentos de alta periculosidade, que estariam por traz dos atos de vandalismo em represália à morte da dupla de assaltantes. Eles foram encaminhados sob forte aparato policial num avião da Força Aérea Brasileira (FAB) rumo a presídios federais situados no nordeste do país.


Desconfiados que ainda pudessem existir integrantes de facções dentro de presídios, as varreduras prosseguiram e ainda não cessaram, informou Martin Hessel.


Nas ofensivas foram encontrados outros 39 celulares no presídio da capital. Outras varreduras ocorreram, simultaneamente, nos demais presídio do Acre. O resultado foram mais 30 aparelhos celulares apreendidos nos presídios de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul. O presídio de Tarauacá – até o momento – não foi encontrado nenhum aparelho telefônico.


O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) Martin Hessel não soube informar se foram identificados novos integrantes ligados aos líderes das facções criminosas. Ele explicou que somente o Serviço de Inteligência da Polícia Civil poderá se manifestar acerca de novos suspeitos. Ele salientou ainda que as varreduras devem seguir por tempo indeterminado dentro das unidades prisionais do Acre.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Mulher que vende flores com filha no colo na Expoacre recebe Pix de R$ 2 mil

Durante a transmissão da primeira noite da Expoacre 2024, o ac24horas mostrou a história de…

02/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

MPAC instaura procedimento para atuação em áreas erosivas de Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) anunciou a instauração de um procedimento administrativo…

02/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Bombeiros preparam ação contra incêndio na Serra do Divisor

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul chegou ao Parque Nacional da…

02/09/2024
  • Acre 01

Marcus Alexandre garante assistência técnica e recuperação de ramais de inverno a verão

O candidato a prefeito pela coligação "Bora Rio Branco", Marcus Alexandre (MDB), se reuniu com…

02/09/2024
  • Televisão

Datena se descontrola, xinga candidato e é contido por jornalista: ‘Picareta!’

Candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB) precisou ser contido no debate…

02/09/2024
  • Acre 01

Michelle Bolsonaro adia vinda a Rio Branco por falta visibilidade para pousos e decolagens

A coordenação de campanha de Bocalom e Alysson Bestene, candidatos à prefeito e vice-prefeito de…

02/09/2024