Categories: Destaque 4 Notícias

MPF recebe apoio contra a corrupção

Published by
Da redação ac24horas

Diversas instituições ligadas à Justiça e à sociedade civil aderiram à campanha do MPF “Dez medidas contra a corrupção” em Cruzeiro do Sul, localizada a cerca de 640km de Rio Branco, capital do Acre.



Até agora, já apoiam a campanha no Vale do Juruá a Justiça Federal, a Justiça Estadual, o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Igreja Católica por meio da Diocese na região.


Segundo o procurador da República em Cruzeiro do Sul, Thiago Pinheiro Corrêa, que tem se reunido com os dirigentes e lideranças das Instituições e entidades na cidade, “Esta é um campanha da sociedade brasileira, que está cansada de tantos escândalos de corrupção. O MPF vem à público para apresentar as suas propostas e pedir o suporte de todos. Unidos, podemos levar essas medidas ao Congresso Nacional.”


A campanha busca 1,5 milhão de assinaturas em apoio a iniciativas de mudanças legislativas para aprimorar o combate a corrupção no Brasil. As propostas, que agrupam 20 anteprojetos de lei, começaram a ser desenvolvidas pela Força-Tarefa do MPF na Lava Jato e foram encaminhadas ao Congresso Nacional.


Com as fichas de coleta de assinaturas, o MPF pretende apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, dispondo sobre propostas legislativas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. A sociedade é chamada a apoiar e defender essas medidas a fim de que o Congresso promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para quebrar o círculo da corrupção no Brasil. Pessoas e organizações também podem assinar uma carta de apoio declarando anseio pelas reformas.


As medidas buscam, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.


Todas as instituições que aderiram à campanha montaram ponto de coletas de assinaturas e os cidadãos da região podem dirigir-se até estes locais e dar seu apoio à iniciativa.


A sede do MPF em Cruzeiro do Sul fica localizada na BR-307, Km 09, nº 4.090, bairro Boca da Alemanha, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-2200.


Todas as informações da campanha estão disponíveis no site www.dezmedidas.mpf.mp.br


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam…

18/05/2024

Quem é a influenciadora digital que agrediu mulher na rua; veja vídeo

A influenciadora digital que aparece em um vídeo que circula na internet agredindo uma mulher…

18/05/2024

Mulher de Zé Vaqueiro mostra momento em que filho de 9 meses sofreu parada cardíaca: ‘Agir para salvá-lo’; vídeo

Mulher de Zé Vaqueiro, a empresária Ingra Soares publicou vídeos do momento em que o…

18/05/2024

Carteiro é feito refém e carga de encomendas é roubada

Um carteiro foi feito refém por homens armados e levado para um matagal, no município…

18/05/2024

Comerciante é preso suspeito de confiscar cartões de indígenas em troca de alimentos

Um comerciante foi preso suspeito de confiscar cartões de indígenas em troca de alimentos no…

18/05/2024

Amazonas cria novos impostos sobre bens e serviços

O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços…

18/05/2024