Categories: Destaque 3 Notícias

Jonas Dalles transforma pátio de obras em “cemitério de máquinas”

Por
Da redação ac24horas

O democrata Ariston Jardim (DEM) denunciou na manhã desta quarta-feira (23), o estado de sucateamento em que encontrou o maquinário da Secretaria de Obras do município de Acrelândia, cidade localizada a 100 km da capital. O vereador vai criar uma comissão especializada na Câmara Municipal para averiguar a extensão dos danos ao patrimônio do município. O secretário de obras, Sebastião Ramos, gravou entrevista afirmando que o município paga um mecânico com recursos da educação. O caso deve ser investigado pelo Ministério Público.


São toneladas em maquinário pesado que estão parados dentro da área da Secretaria sem nenhuma manutenção. Ainda de acordo postagem feita nas redes sociais, ocorre o sucateamento das máquinas “tirando peças de um veículo para manter outro funcionando em precárias condições” disse o vereador.


Ele afirma que no local encontram-se várias máquinas que poderiam ser utilizadas para abrir ramais, caso não estivessem tão depredadas. “Pessoas que amam, que gostam do equipamento não deixariam isso ficar assim. Trata-se de uma total falta de zelo da gestão”, comentou o vereador.


De acordo Ariston, se bem cuidados, os equipamentos teriam uma vida útil à disposição do município entre 25 e 30 anos, mas essa é uma realidade cada vez mais distante, uma vez que atualmente a secretaria não possui nenhum contrato de manutenção para as máquinas.


Lixo
Além do “cemitério das máquinas”, uma grande lixeira se formou nos fundos da secretaria com as carcaças e peças das máquinas paradas. E o mais grave, os funcionários estão ateando fogo no local.


O outro lado:


Procurado pela reportagem, o secretário de obras do município, Sebastião Ramos, afirmou que herdou o “cemitério de máquinas” do ex-gestor. “Na minha mão nenhum equipamento foi para o toco” disse Ramos.


Ao ser questionado sobre algum contrato para manutenção das máquinas o secretário informou que tem um mecânico pago com recursos da educação.


Ele não confirmou a retirada de peças de uma máquina para outra, disse que o município dispõe de recursos para aquisição de equipamentos.


Ainda de acordo Ramos, um leilão está sendo planejado junto ao setor jurídico do município para a venda dos veículos imprestáveis. Com isso, a secretaria espera levantar recursos para o conserto de uma Pá Carregadeira, um Caminhão que servia para o transporte de agricultores e uma máquina Patrol.


“Não temos um levantamento do montante que precisamos” revelou Ramos.


O prefeito Jonas Dalles que responde três ações civis públicas, não foi encontrado em seu gabinete para falar sobre o assunto.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Dólar fecha praticamente estável após duas intervenções do BC

Em dia de tensões no mercado doméstico e internacional, o dólar fechou praticamente estável após…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Orçamento de 2025 terá R$ 73,4 bilhões com investimentos

Os investimentos (obras públicas e compra de equipamentos) deverão consumir R$ 74,3 bilhões no próximo…

30/08/2024
  • Acre

ACISA oferecerá consultas gratuitas no SPC na Expoacre 2024

A Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) estará marcando presença na…

30/08/2024
  • Boa Conversa
  • Destaque 1

Advogado acha pouco provável que candidaturas a prefeituras do Acre sejam barradas pela justiça eleitoral

O Boa Conversa, programa que vai ao ar pelas redes sociais do ac24horas, foi especial…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Meta pode treinar IA com dados brasileiros; usuário poderá negar

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) anunciou nesta sexta-feira (30) que suspendeu a…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Embaixada dos EUA diz que monitora situação entre STF e plataforma X

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que está monitorando a situação envolvendo a…

30/08/2024