Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jonas Dalles transforma pátio de obras em “cemitério de máquinas”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Este slideshow necessita de JavaScript.

O democrata Ariston Jardim (DEM) denunciou na manhã desta quarta-feira (23), o estado de sucateamento em que encontrou o maquinário da Secretaria de Obras do município de Acrelândia, cidade localizada a 100 km da capital. O vereador vai criar uma comissão especializada na Câmara Municipal para averiguar a extensão dos danos ao patrimônio do município. O secretário de obras, Sebastião Ramos, gravou entrevista afirmando que o município paga um mecânico com recursos da educação. O caso deve ser investigado pelo Ministério Público.

Anúncios


São toneladas em maquinário pesado que estão parados dentro da área da Secretaria sem nenhuma manutenção. Ainda de acordo postagem feita nas redes sociais, ocorre o sucateamento das máquinas “tirando peças de um veículo para manter outro funcionando em precárias condições” disse o vereador.


Ele afirma que no local encontram-se várias máquinas que poderiam ser utilizadas para abrir ramais, caso não estivessem tão depredadas. “Pessoas que amam, que gostam do equipamento não deixariam isso ficar assim. Trata-se de uma total falta de zelo da gestão”, comentou o vereador.


De acordo Ariston, se bem cuidados, os equipamentos teriam uma vida útil à disposição do município entre 25 e 30 anos, mas essa é uma realidade cada vez mais distante, uma vez que atualmente a secretaria não possui nenhum contrato de manutenção para as máquinas.


Lixo
Além do “cemitério das máquinas”, uma grande lixeira se formou nos fundos da secretaria com as carcaças e peças das máquinas paradas. E o mais grave, os funcionários estão ateando fogo no local.


O outro lado:


Procurado pela reportagem, o secretário de obras do município, Sebastião Ramos, afirmou que herdou o “cemitério de máquinas” do ex-gestor. “Na minha mão nenhum equipamento foi para o toco” disse Ramos.


Ao ser questionado sobre algum contrato para manutenção das máquinas o secretário informou que tem um mecânico pago com recursos da educação.


Ele não confirmou a retirada de peças de uma máquina para outra, disse que o município dispõe de recursos para aquisição de equipamentos.


Ainda de acordo Ramos, um leilão está sendo planejado junto ao setor jurídico do município para a venda dos veículos imprestáveis. Com isso, a secretaria espera levantar recursos para o conserto de uma Pá Carregadeira, um Caminhão que servia para o transporte de agricultores e uma máquina Patrol.


“Não temos um levantamento do montante que precisamos” revelou Ramos.


O prefeito Jonas Dalles que responde três ações civis públicas, não foi encontrado em seu gabinete para falar sobre o assunto.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido