A política é cheia de surpresas. O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) ocupou a tribuna da ALEAC, nesta terça, 23, para afirmar que o ex-vereador Zequinha Lima (PP) é pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Isso no mesmo dia que o PMDB anunciou o nome do ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro (PMDB) como seu candidato. E com o adendo de ter o apoio do atual prefeito Vagner Sales (PMDB). A tese do PP é que Zequinha, que recentemente saiu do PC do B, é o melhor nome.
Assista ao vídeo com o deputado Nicolau Júnior sobre os motivos do PP defender o nome de Zequinha.
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
Bons nomes
Na realidade a oposição tem três bons nomes competitivos para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ilderlei, Zequinha e o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). Agora, não acredito que os três irão disputar a preferência do eleitores no voto. Mas se forem qual o problema?
Não volta atrás
Henrique Afonso está se mudando para Cruzeiro do Sul. Parece não haver retorno a sua candidatura. Não vejo nada demais. Que os partidos escolham seus candidatos e disputem a eleição. Isso é a democracia. Não dá para impor nada.
Questão partidária
Os partidos são organismos independentes. Não existe essa instituição chamada oposição. Mas partidos que não concordam com o atual Governo do PT. Impor candidaturas para outros partidos é coisa da ditadura que já terminou há muito tempo.
Uma coisa é certa…
O prefeito Vagner Sales não vai deixar de ter um candidato seu na eleição. É natural que queira fazer o seu sucessor. Se o PMDB, PP e PSDB vão chegar a um entendimento ninguém sabe. Mas Vagner não vai retirar o nome escolhido por ele.
Filme repetido
Já assisti a esse filme em 2012. O PP queria indicar o vice de Vagner Sales, que seria justamente o Nicolau Júnior. Vagner decidiu que continuaria com o seu vice Mazinho Santiago (PMDB). Muita discussão, caras feias e ameaças, mas a vontade de Vagner Sales prevaleceu. E foram todos “conformados” balançar bandeira.
Teoria correta
O ex-deputado federal João Correia (PMDB) me disse recentemente o seguinte: “Cada partido que apresente os seus candidatos. Forçar coligações antes do tempo acaba criando problemas entre os partidos.” No caso de Rio Branco, existe o segundo turno que permite a reunião. Mas nos municípios do interior é um turno só.
Missão
Deram ao deputado Jonas Lima (PT) a missão de desgastar a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB). Ele não perde a oportunidade de “cutucar” a colega na tribuna da ALEAC. Mas como Jonas não tem perfil de bater o negócio fica estranho e quem se desgasta é o próprio Jonas. Quem pediu isso ao Jonas não pode ser seu amigo.
Quem mentiu
O presidente nacional do PSDC, Eymael, confirmou que o PT tentou mudar a direção do partido no Acre. Nesse caso, o governador Tião Viana (PT) deveria se manifestar para não passar por mentiroso. Na realidade ficou palavra contra palavra.
A importância do PSDC
Não entendo porque tanta luta para se ter o PSDC. Com a reforma eleitoral apenas seis partidos terão tempo de TV nas eleições e o PSDC não é um deles. O partido nanico está causando mais desgastes à FPA do que alguns partidos de oposição.
Sem clima
Com o deputado Éber Machado (PSDC) como presidente do PSDC como ficará a relação com o PT? Éber e o Tião Viana irão se sentar para conversar? Mesmo depois de acusações mutuas de falsear a verdade? Situação delicada.
A verdade veio à tona
A importância dada aos partidos nanicos pela FPA mostrou como funciona a sua máquina política. Através da farta distribuição de cargos. As pessoas são nomeadas para fazer política e não para trabalhar.
Destino cruel
Será que depois de perder a presidência do PSDC o Afonsinho continuará empregado no Governo? Aliás, poderia se colocar publicamente qual o trabalho do Afonsinho. O quê ele produz?
Difícil de entender
O Osmir Lima (PSDC) foi deputado federal constituinte e candidato a governador. Tem uma história política e aposentadorias que garantem a sua sobrevivência. Por quê mesmo o Osmir está metido nessa confusão doida dos partidos nanicos?
A Marina tinha razão
PT e PSDB já cansaram. Concorrem na mídia para ver quem tem mais “rolos”. A então candidata Marina Silva (REDE) afirmava que o Brasil precisava acabar com o bipartidarismo protagonizado por petistas e tucanos. E tinha razão.
A hora de governar
A presidente Dilma (PT) precisa assumir o Governo. Alguém precisa avisá-la que foi reeleita. Ela tem a caneta para decidir. Então decida presidenta. Não vejo nenhum movimento por parte do seu governo para debelar a crise econômica. É uma paradeira e uma confusão louca. Se a Dilma não quer ser presidente por piedade aos brasileiros deveria entregar o cargo para quem queira. A realidade é que o país está acéfalo de comando.
A atuação política de Gladson Cameli e Tião Bocalom mostra diferenças significativas na condução de…
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…
Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…