Menu

Vereadores de Rio Branco vão criar o dia municipal sem carro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os vereadores de Rio Branco que vem gastando tubos de dinheiro em viagens pelo nordeste para participarem de cursos de qualificação resolveram mostrar mais serviço para a população de Rio Branco e vão participar nesta terça-feira (22) do Dia Municipal sem carro. Você sabia que tinha essa lei?


Ela ainda está sendo criada em Rio Branco. Jurando que estão atentos à campanha de mobilidade urbana, que, segundo a Câmara Municipal de Rio Branco já promoveu várias discussões sobre trânsito como audiência pública com foco nos ônibus, os vereadores resolveram deixar seus carros em casa e estão estimulando que toda sociedade, assim como eles, pelo menos uma vez por ano, venham de bicicleta, skate, patins ou de ônibus para o trabalho.

Publicidade

Com a crise gerada no sistema de transportes coletivos por falta, principalmente de troco, seria bom mesmo que todos os vereadores encarassem o transporte de ônibus até o trabalho para aproveitar e fiscalizar a chamada Lei do Troco.


Mas o debate sobre mobilidade urbana não vai ficar somente nisso. Nesta terça a Câmara realizará por meio de uma proposição uma sessão em homenagem ao Dia do Ciclista, que foi comemorado dia 19 de agosto.


Essa não é a primeira vez que os vereadores de Rio Branco legislam demonstrando paixão por um segmento automobilístico ou até mesmo pelo trânsito saudável. Em novembro do ano passado, eles aprovaram o Dia do Fusca, que passou a integrar o calendário oficial de eventos do município, no dia 22 de junho de 2014. O projeto foi sancionado pelo prefeito Marcus Alexandre.


A IDEIA É MUNDIAL – O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.


Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido