Menu

Osmir Lima: “o PSDC é vítima de uma grande malandragem”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

2012_junho2_Secom_ACREAP120518175_9d7fO vice-presidente do PSDC, Osmir Lima, abriu o verbo na coluna para contar sobre os bastidores da “Frente Alternativa”. E narrou: “é preciso mostrar nesta história quem cumpre ou não cumpre palavra. Quando foi anunciada a minha demissão e a do José Afonso pedimos uma reunião com os representantes dos demais partidos, para que assinassem um documento com todos entregando os cargos que tinham no governo e deixando a FPA, como já tinha sido acordado em documento anterior. Todo mundo pulou fora se recusando. Disseram que preferiam abrir uma negociação com o governador Tião Viana. Deixaram o PSDC só na história. E agora querem posar de mocinhos valentes? Querer mostrar eu e o Afonso como sendo traidores do movimento? Isso é malandragem! Quando disseram que este era um problema do PSDC, então resolvemos emitir a Nota Oficial por acreditar na palavra do governador que não tinha tentado nos tirar a direção. O PSDC não quer mais conversa com esta turma, esta fora da “Frente Alternativa”, disparou Osmir Lima. Para Osmir, seu erro foi crer que tratava com gente eu cumpriria o que fosse acordado.


Não haverá investigação
Osmir Lima descartou a hipótese de checar com o líder da bancada do PSDC, em Brasília, se houve o não a tentativa  do governador Tião Viana de tomar a direção regional do PSDC. “Se a gente fosse fazer isso seria o mesmo que duvidar da palavra do Tião, preferimos ficar com sua palavra que não participou do episódio e dar o assunto por encerrado”.


Ninguém vai me desmoralizar
Osmir Lima promete dar uma coletiva amanhã, mostrando o primeiro documento assinado em que os dirigentes do PRB-PPR-PPL-PTN-PDT junto com o PSDC se comprometiam que todos entregariam os cargos no governo se houvesse retaliação a qualquer um deles e; o segundo documento, elaborado depois das demissões que o atingiram junto com os demais dirigentes do PSDC, José Afonso e Gleison Menezes, o qual ninguém quis assinar por medo. “Foi a verdade de tudo o que aconteceu. Ninguém vai me desmoralizar e me mostrar como covarde. A covardia de não assinar o segundo documento não foi minha”, disparou Osmir.


Conheço os índios
Desde o início da formação desta “Frente Alternativa” coloquei  dúvidas que as promessas de peitar o PT, de não aprovar projeto do governo sem uma discussão prévia, de entregar os cargos se houvesse retaliação seriam para valer. Moro na aldeia e conheço os índios.


Agora é que não dou
Se já não dava crédito nesta unidade dos partidos nanicos, depois de toda esta trapalhada é que não dou mesmo. Não conheço um colega da área do jornalismo político que ainda queira embarcar nesta farsa. Na verdade queriam projeção para barganhar mais espaços no governo. A coluna não vai servir de instrumento. Quem quiser se grande que nasça viçoso, já diz o ditado.


Todos dependentes do governo
Como é que quem depende do governo, onde acomodaram familiares, afilhados, namorada, mãe, papagaio, periquito, iria ter força para peitar o governador Tião Viana no primeiro ano do segundo mandato, com três ainda a serem cumpridos?  Foi muito ingênuo quem acreditou que fariam isso.


Irritado com a quebra de palavra
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) me ligou para que registrasse o seu protesto contra o documento divulgado pelo presidente do PSDC, José Afonso, e o vice-presidente Osmir Lima, dando por encerrada a discussão com o governo. “Não consultaram ninguém”, se queixou.


O primeiro a correr no governador
Sobre a acusação, Osmir Lima diz que o deputado Raimundinho da Saúde (PTN) foi o primeiro a se recusar assinar o documento rompendo a aliança com o PT e a correr para os braços do  Tião Viana, jurar lealdade e tirar o corpo fora. É este Raimundinho que me acusa?  Ironizou.


 Anúncio oficial
Mas, a confusão não termina neste capítulo. Tem um próximo, terça-feira, quando o deputado Eber Machado (PSDC) anunciará na tribuna da Assembléia Legislativa que está se desligando da Frente Popular. Deve sobrar também para os dirigentes do PSDC, Osmir Lima e José Afonso.


Perde a calma
O deputado Eber Machado (PSDC) não quer nem ouvir falar nos nomes de José Afonso e Osmir Lima, por ter sido contrário à emissão da Nota Oficial pedindo desculpas ao governador Tião Viana. Defendeu desde o início o rompimento formal com o governo e o PT.


Situação difícil
Por tudo o que aconteceu envolvendo o seu nome acho difícil que o deputado Eber Machado (PSDC) volte atrás na sua decisão de não continuar integrando a Frente Popular do Acre.


Uma pergunta que chegou
Chega por e-mail de um leitor, com pergunta ao deputado Eber Machado (PSDC): “Luis Carlos, antes de romper com o PT, o Eber Machado não vai entregar os mais de dez cargos que tem no governo?”. Com a palavra, o Eber.


Jorge, você não é o Zé das couves!


O senador Jorge Viana (PT) é um político respeitável. Um líder. Não é o Zé das Couves! Por isso deve policiar seus discursos para não aflorar a emoção. Dizer que o PT se inspira no grande líder africano Nelson Mandela? O problema do PT não é de injustiça racial, mas de mal feitos. Boa parte da sua cúpula está na cadeia ou a caminho. Vamos cair na real. O PT do Acre é uma banda sadia; claro que é, mas não se deve minimizar sua derrocada nacional.


Erro de estratégia
A professora Rosemari (PSD) é um nome politicamente muito bom. O do Delegado Sérgio Lopes, igualmente; por isso foi um erro de estratégia, cada um sair candidato a prefeito de Epitaciolândia, se estivessem unidos na mesma chapa seriam muito mais fortes.


Grande beneficiado
Com quatro candidatos a prefeito de Epitaciolândia o grande beneficiado será o prefeito André Hassem (PP), que torceu para acontecer um espatifado dos seus adversários e acabou ocorrendo.


Correndo contra o tempo
A nova presidente do PTB, Regina Lino, está correndo contra o tempo para organizar o partido, que até aqui existia, no Acre, apenas cartorial. Tem até o fim do mês para tentar montar chapas de candidatos a vereador.


Para não falarem mais tanta besteira
Recomenda-se a quem anda falando tanta besteira em defesa da CPMF na base do achismo, repetindo chavões igual papagaio, a leitura de um artigo com o título “Dilma é uma trapalhona” no site do Estadão, de autoria de um dos mais respeitáveis economistas brasileiros, conselheiro do ex-presidente Lula, Delfin Neto, que em cima da sua sabedoria desmonta a farsa que é o ajuste fiscal e a CPMF. Por favor, leiam, para não falarem mais asneiras em entrevistas na imprensa, na defesa do indefensável.


É o cara, queira-se ou não!
Podem falar o que falar do ex-prefeito Nilson Areal, das suas trapalhadas e companhia limitada, mas é um político que o povo de Sena Madureira gosta. Nas duas pesquisas que vi sobre a eleição de prefeito no município, só perde para a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB).


Falando de pesquisa
E falando de pesquisa, o PSDB mandou fazer pesquisas para prefeito em Assis Brasil, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Sena Madureira, Plácido de Castro, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com previsão de tabulação dos resultados para o final do mês.


No aguardo dos resultados
A ex-deputada Idalina Onofre (PPS) vai aguardar o resultado da pesquisa para prefeito em Cruzeiro do Sul para decidir se aceitará ou não ser a vice na chapa do ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB). Se aceitar, ganha em muito a candidatura do Henrique.


Problema sério
Uma fonte jurídica me disse ontem que, o prefeito de Assis Brasil, Betinho (PSDB), terá um problema sério: não repassou à Caixa Econômica Federal as parcelas retidas de empréstimos feitos por servidores municipais, o que pode lhe render uma séria acusação de improbidade.


Tarefa complicada
Um amigo da alta esfera da oposição comentava ontem numa roda que o problema da oposição na Capital não é nem a falta de nomes para disputar a prefeitura, mas o fato de que terão pela frente um prefeito como o Marcus Alexandre, que ainda mantém a credibilidade.


Não se recicla
 O problema da oposição é que não recicla os discursos, entra e sai eleição e é a mesma ladainha no programa eleitoral cobrando do PT, vinte mil casas populares, saúde de primeiro mundo, sem buscar algo inovador, um projeto com credencial de uma mudança segura.


Pode ter dado um passo errado
Não digo que a vereadora Graça da Baixada, que se filiou ontem ao PT, não se reelegerá, mas posso afirmar que na chapa petista para a Câmara Municipal de Rio Branco terá muito mais dificuldade em se reeleger do que se estivesse num partido nanico. É só olhar os nomes.


Só o milagre
Tenho informação que haverá mudança na presidência de um partido nanico no decorrer desta semana. Por enquanto dou só milagre, para depois dar o nome do santo.


Todo encrencado
Esqueçam a possibilidade do ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, ser candidato a prefeito do município, tem várias condenações nas costas. Seu tempo na política já passou.


Me permita não crer
Recebi um e-mail do presidente do PPL, Assis, o qual eu considero um moço sério e com uma boa visão da política. Diz que a “Frente Alternativa” não acabou é que continuará, mesmo com o problema do PSDC. Com todo respeito que a sua pessoa merece, não creio mais na força política do grupo.


Outra do Ilson Maninha
Confusão das brabas no bairro do Papôco, em que daus prostitutas foram esfaqueadas. O radialista Ilson Maninha da Difusora Acreana foi escalado para fazer a cobertura com a unidade móvel da emissora. Maninha se distraiu ouvindo as versões de populares, quando do outro lado da linha, o radialista Estevão Bimbi lhe chamou com o seu vozeirão: “o que houve no Papôco, Ilson maninha?”. Sem se tocar, Maninha soltou a pérola: “aqui, Bimbi, todo mundo ouve a Rádio Difusora Acreana e o seu programa”. O Bimbão quase teve um treco e conseguiu uma suspensão de três dias para o Ilson Maninha.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.