“Desde agosto venho acompanhando junto a secretaria de saúde do Estado e dando suporte, como médico infectologista e parlamentar para vinda do Friboscan aos municípios do interior do Acre. Do mesmo modo, estou dando suporte a equipe aqui em Tarauacá”, explicou o parlamentar.
Segundo o deputado, mensalmente serão realizados dois mil exames nos 22 municípios do Estado. O Fribroscan é semelhante a um transdutor de ultrassonografia, o aparelho faz uma medição de ondas emitidas entre dois pontos do fígado e, pela sua intensidade, avalia o grau de fibrose do órgão. O Exame fora do Estado custa 2.500,00 reais, mas está sendo realizado gratuitamente no interior do Acre.
“Por seu caráter invasivo, a biópsia não poupa o paciente do risco de sofrer sangramento ou mesmo de um vazamento da bile. Já o Fibroscan não oferece risco nenhum. O equipamento também pode ser utilizado para o acompanhamento de pacientes que passaram por transplante de fígado. A hepatite C, por exemplo, é uma doença que pode acometer o indivíduo novamente, mesmo após a troca do órgão. Para esses casos, a avaliação frequente da progressão fibrótica é fundamental”, enfatiza o deputado que também é médico infectologista.
O jogador de futebol Yuri Lima confirmou na noite de quarta (1º) que retomou o…
Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores assumiram seus cargos de acordo com o estabelecido, prontos para…
O corpo de um homem identificado por Francisquinho foi encontrado em um banco em uma…
O ano de 2025 começou com um homicídio e uma tentativa em Cruzeiro do Sul.…
O Ministério da Saúde começou a distribuir 7,8 milhões de unidades do medicamento rifampicina 4…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 174 vagas de emprego nesta…