Categories: Destaque 4 Notícias

Lixões são vistoriados por equipes do MPAC

Published by
Da redação ac24horas

Equipes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) inspecionaram a situação dos lixões nas cidades de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. A visita atende ao programa ‘Cidades Saneadas’, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo e executado pelas promotorias civis.


O programa tem implementado uma estratégia uniforme para a atuação do órgão ministerial junto à execução em todo o Acre da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).


Em Manoel Urbano, distante 215 km de Rio Branco, e Santa Rosa do Purus, distante 300 km da capital, a situação é crítica. O lixão ainda é a céu aberto. Em Santa Rosa do Purus, a situação é a mesma. As duas cidades têm o recurso do Plano de Saneamento Básico, mas a elaboração está em atraso.



Investigação
A Promotoria de Justiça de Sena Madureira, com atuação em Manoel Urbano, já instaurou inquérito civil para o município de Manoel Urbano se adequar à lei e, com a visita por representantes do Centro de Apoio Operacional e Núcleo de Apoio Técnico (NAT), do MPAC, o procedimento foi reforçado por meio do ‘Cidades Saneadas’.


As equipes pediram ao prefeito de Manoel Urbano para executar o que for possível do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), dentro das condições financeiras da cidade, como, por exemplo, implantar a logística reversa de pneus e cercar o lixão para impedir que pessoas entrem no interior no terreno e venham a ser contaminadas.


“O MPAC acompanha essa situação dos lixões, em Manoel Urbano, em parceria com o Imac [Instituto de Meio Ambiente do Acre]. Instauramos procedimentos em relação à coleta de resíduos sólidos, aterro sanitário e extinção dos lixões. Estamos esperando a conclusão do relatório sobre a vistoria, para marcarmos uma reunião junto ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, e tomada de providências”, disse a promotora de Justiça de Sena Madureira, Vanessa de Macedo Muniz.


Todos os gestores que tiverem interesse em enfrentar a erradicação dos lixões, dentro das condições viáveis, podem receber o apoio do programa ‘Cidades Saneadas’. É uma das prioridades do Ministério Público, por exemplo, fazer com que todas as cidades acreanas atendam à lei ambiental


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Bocalom canta Cavalgada para a namorada durante festa de aniversário

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom fez uma declaração de amor à namorada Kelen…

19/05/2024

PM rebate Neto Brito e diz que região da boate é um dos locais onde mais se registra acidentes

A Polícia Militar do Acre emitiu nota na tarde deste domingo (19) depois que o…

19/05/2024

Manchester City é campeão da Premier League em série inédita de títulos

Um time insaciável e campeão. O Manchester City de Pep Guardiola encantou de novo e…

19/05/2024

Sete apostas do Acre acertam a quadra e ganham quase R$ 20 mil na Mega-Sena

Na noite de sábado (18), a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso nº…

19/05/2024

Esposa revela mudança de Rodriguinho após o BBB: ‘Fez crescer como pessoa’

Bruna Amaral confessou que o BBB 24 (Globo) mudou Rodriguinho. A esposa contou que ele…

19/05/2024

Jorge, da dupla com Mateus, interrompe show após fã jogar celular no palco

Jorge, da dupla com Mateus, interrompeu um show para chamar a atenção de um fã…

19/05/2024