A secretaria de Saúde de Rio Branco inicia nesta sexta feira, 18, nas escolas Mário de Oliveira (bairro Cerâmica) e Anita Garibaldi (Bairro Quinze) a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano – HPV, nas instituições públicas de ensino da capital. No sábado, a imunização será realizada na Escola Almada Brito no bairro Calafate. A vacinação contra o HPV prossegue até outubro e as doses também estarão disponíveis nas unidades de saúde da capital.
Este ano, o objetivo é alcançar 8.521 meninas com idade de 9 a 11 anos, o que representa 80 por cento da população nessa faixa etária. Na 1ª etapa da vacinação contra HPV do ano de 2015 foram vacinadas 5.805 meninas o que representa uma cobertura de 54,50%.
As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado. A imunização do HPV é realizada em 3 doses. A administração da primeira dose se iniciou no dia 9 de março, a segunda dose no dia 8 de setembro e a terceira iniciará no mês de março, aprazada para cinco anos após primeira dose.
O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressalta que o câncer do colo do útero é uma doença grave que pode levar ao óbito. “Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. Essa vacina proporciona que as novas gerações de mulheres estejam livres dessa doença”.
A vacina também será ofertada para as mulheres de 9 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada como prioritária, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
A vacina Papiloma Vírus Humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV quadrivalente foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, tendo como população alvo as meninas de 11 a 13 anos, idade ampliada este ano.
Casos no Brasil
No Brasil em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos. O número estimado para 2014/2015 é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos.
População Alvo
A população alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária de 9 (nove) a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Serão também vacinadas as mulheres de 9 (nove) a 26 anos, 11 meses e 29 dias de idade vivendo com HIV. Devem ser vacinadas as adolescentes de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose. As meninas com 14 anos de idade que iniciaram o esquema vacinal deverão receber a segunda dose e seguir o esquema vacinal recomendado.
Estratégia de Vacinação
A estratégia adotada para a realização da vacinação em 2014 foi mista, com vacinações realizadas nas escolas públicas e privadas, o que possibilitou as excelentes coberturas vacinais na primeira dose. Já a segunda dose contou com menor participação das escolas e a cobertura ainda não alcançou a meta preconizada. Desta forma, a vacinação em 2015 seguirá estratégia mista, buscando alta participação das escolas pelo menos no primeiro mês de vacinação.
As adolescentes que integraram o grupo prioritário em 2014, que ainda não tiverem tomado a 2ª dose do seu esquema vacinal, terão novamente a oportunidade de dá continuidade ao seu esquema.
A vacina HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e, portanto, estará disponível nas ações de rotina das Unidades Básicas de Saúde para as adolescentes incluídas na faixa etária preconizada.