Categories: Destaque 3 Notícias

Nazareth tem encontro em Brasília para tratar da volta da CPMF

Por
Da redação ac24horas

A vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo (PT), se reunirá com os demais 26 chefes de Executivos estaduais e distrital, nesta quarta-feira, 16, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discutir e tentar chegar a um consenso sobre a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), proposta pela presidente Dilma Rousseff no início da semana.


A ideia do Planalto, segundo veiculou o jornal O Estado de São Paulo, era enviar ao Congresso uma proposta de CPMF de 0,35%, para ser dividida, mas o plano acabou sendo derrubado na reunião com a equipe econômica, no fim de semana.


Na ocasião, ficou decidido que era preferível deixar para governadores e prefeitos o desgaste de ter de pedir ao Congresso o aumento da alíquota da CPMF. Além disso, o Planalto calculou que, com essa estratégia, todos poderiam se empenhar mais pela aprovação do novo imposto.


“O governo não aprova a CPMF, quem aprova é o Congresso. Nós nos empenharemos bastante para aprovar essas medidas no Congresso”, afirmou Dilma em entrevista, nesta terça-­feira, após solenidade de entrega do prêmio “Jovem Cientista”, no Planalto.


“O problema do governo não é a economia, mas, sim, a política”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao reclamar para Dilma, no jantar de segunda-­feira, do vaivém nas decisões e da demora do Planalto em reagir, além das dificuldades no relacionamento com o Legislativo.


As críticas mais veementes aos problemas na política, veiculou o periódico, partiram justamente dos petistas ­ cinco entre os 19 governadores presentes. Além de Dias, Sebastião Viana, do Acre, manifestou a insatisfação com a “descoordenação” política do Planalto. O ministro­-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, garantiu que a interlocução do governo com o Congresso vai melhorar.


Após a reunião de segunda-feira, Sebastião não apareceu na hora de fazer a foto oficial. Os comentários nos bastidores é de que após apresentar a insatisfação, ele preferiu não posar para foto. Já a Assessoria do governador acreano informou que por conta do horário do voo de retorno, ele não conseguiu ficar no Palácio da Alvorada para a foto. Já no Acre, ele conversou com a imprensa, individualmente, sobre a reunião.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Televisão

Morre Carlota Portella, coreógrafa e jurada da Dança dos Famosos, aos 74 anos

A coreógrafa Carlota Portella morreu neste sábado (31), aos 74 anos. A informação foi confirmada…

31/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Defensoria Pública e ICMBio assinam acordo para atendimento a indígenas e quilombolas

A Defensoria Pública da União e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)…

31/08/2024
  • Notícias
  • Pará
  • Região Norte

Avião com governador do Pará faz pouso de emergência em Tucuruí

Um avião que transportava o governador do Pará, Helder Barbalho, precisou fazer um pouso de…

31/08/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Bocalom e Alysson participam da tradicional Calvagada; evento marca início da Expoacre

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, junto com seu vice,…

31/08/2024
  • Televisão

Suposto namorado de Gugu Liberato reage à atitude de Rose Miriam com herança

Thiago Salvático, que afirma ter tido uma relação com Gugu Liberato, tomou uma atitude após…

31/08/2024
  • Juruá

Casa de farinha móvel é a novidade apresentada no Festival da Farinha de Cruzeiro do Sul

Uma casa de farinha que pode ser transportada, montada em qualquer lugar e produzir 500…

31/08/2024