O governador do Acre, Sebastião Viana (PT), se reuniu, na noite desta segunda-feira, 14, em Brasília (DF), com a presidente Dilma Rousseff. O encontrou ocorreu durante um jantar, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Além de Viana, participaram do jantar outros 18 governantes ligados a presidente.
Sebastião pegou carona no voo que levava o governador do Amazonas, José Melo. O encontro acabou quatro horas após o início, e nenhuma autoridade quis falar com a imprensa na saída do Palácio. Sebastião Viana não apareceu na hora de fazer a foto oficial ao lado de Dilma, na sacada lateral do Alvorada.
Segundo a Assessoria da Presidência, o encontro tinha por objetivo discutir os cenários político e econômico atual, inclusive o conjunto de propostas anunciadas nesta segunda-feira, para adequar a peça orçamentária do ano que vem à previsão inicial de superávit primário, de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país).
Nos bastidores do encontro, expectativa era que, durante a reunião, a presidente pedisse apoio dos governadores para que pressionassem os congressistas de seus respectivos estados para aprovarem as medidas anunciadas nesta segunda, como o retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Vale lembrar ainda, que em julho, a presidenta havia recebido em Brasília governadores de estados de todas as regiões do país, ocasião em que propôs uma parceria para enfrentar a crise econômica. Na oportunidade, ela pediu que eles atuassem em suas bancadas, de modo a evitar as chamadas pautas-bomba, que podem comprometer o ajuste fiscal.
Os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Jaques Wagner (Defesa), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Kátia Abreu (Agricultura) participam da reunião.