Menu

Acre deve vacinar mais de 21 mil adolescentes contra o HPV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Teve início nesta semana, a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A ação é realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com os governos estaduais e municipais em todo o Brasil.

No Acre, deverão ser vacinadas 21.268 meninas entre 9 e 13 anos. A segunda etapa da campanha será realizada até o fim de fevereiro de 2016 e pretende manter o estado com a cobertura mínima de 80%, em todas as cidades.

Anúncio

“Meninas de 14 anos que já receberam a primeira dose deverão procurar as unidades de saúde e escolas (públicas e privadas) do município onde moram para dar continuidade ao esquema vacinal. A mesma orientação é indicada para as mulheres com HIV que completaram 27 anos”, esclarece a enfermeira responsável pela equipe de Imunização do Estado, Núbia Moreira.

Ainda de acordo com a ela, durante a primeira fase da campanha realizada no ano passado, mais de 90% do público foi vacinado. Já na segunda, apenas 45% do público esperado foi atendido. Para Núbia, alguns mitos e a falta de informação sobre a vacina ainda são o maior obstáculo para alcançar a meta de vacinação.

“Conseguimos vacinar poucas pessoas durante a segunda dose do ano passado. Acreditamos que a falta de informação e algumas histórias sobre a reação pós-vacina ainda são o maior problema. A vacina é para prevenir que essas meninas, que ainda não têm nenhum contato sexual, sejam contaminadas no futuro e fiquem doentes mais lá na frente”, finaliza.

As meninas indígenas e não indígenas com idade de 9 e 13 anos que têm o vírus do HIV também serão vacinadas de forma diferenciada, conforme esquema vacinal. Além disso, as mulheres de 14 a menores de 27 anos, vivendo com HIV, também serão contempladas conforme esquema vacinal.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.