Menu

Pesquisar
Close this search box.

População volta às urnas para escolha de Conselheiros Tutelares

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A população de todo o Brasil voltará às urnas no dia 4 de outubro deste ano. Porém, não para escolher o presidente da república, governador, prefeitos, deputados ou vereadores, mas conselheiros tutelares.


Os candidatos já estão em campanha. No Acre, 399 candidatos disputam as 120 vagas que serão distribuídas nos 24 conselhos tutelares. Na capital Rio Branco, por exemplo, são 54 candidatos para 15 vagas. Todo cidadão com idade mínima de 16 anos e que já possua título de eleitor pode votar.

Anúncios


Os conselhos tutelares são órgãos permanentes e autônomos, não jurisdicionais, encarregados pela sociedade de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do poder público, notadamente em âmbito municipal (por força do disposto no art. 88, inciso I, da Lei no 8.069/90), fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.


Todos os candidatos passaram por etapas para enfrentar a disputa, entre elas, aferição de conhecimento. Foi exigido de cada um, experiência com a causa da infância e juventude, identificação com a defesa e promoção dos direitos humanos, além de serviço prestado dentro da causa entre outros.


A Comissão de Acompanhamento do Processo Eleitoral Unificado para Conselheiro Tutelar divulgou que serão nove locais de votação divididos em três zonas, em Rio Branco. Quatro cidades acreanas (Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul) terão urnas eletrônicas. O horário de votação será das 8 às 17 horas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido