Categories: Destaque 7 Notícias

Alunos vencedores do projeto ‘Promotor por um dia’ vão ao MP

Published by
Da redação ac24horas

????????????????????????????????????

Na manhã desta terça-feira, 08, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu os alunos da Escola Pedro Martinello, em Rio Branco, que venceram o concurso de redação do projeto ‘Promotor por um Dia’. O projeto tem como finalidade contribuir para que os estudantes tenham conhecimento sobre a instituição, suas atribuições, além de conscientizar sobre direitos e deveres enquanto cidadãos.


Na última edição do projeto, participaram 27 estudantes do 9º ano, adolescentes com idade entre 13 e 15 anos. No ano passado, eles estiveram no MPAC, onde participaram de palestra e visitaram unidades ministeriais, inclusive o gabinete do procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.


Também por meio da iniciativa, conheceram uma unidade socioeducativa e viram de perto a situação de menores em conflito com a lei. “Muitos encontraram amigos ali e decidiram que não queriam estar no lugar deles”, relembrou a professora Rossileny Santos.


Se eu fosse um promotor
Depois das atividades, os alunos foram desafiados a escreverem uma redação com o tema ‘Se eu fosse um promotor’. A estudante Natália da Silva, de 15 anos, foi a autora do melhor texto.


Com o título ‘A luz está se apagando’, a redação escrita por ela fala sobre a função do Ministério Público, suas áreas de atuação, dando ênfase para a educação.


A adolescente lembra os problemas do setor e cita ações que poderiam ser a solução para muitos deles. “Se fosse promotora de Justiça, iria mobilizar as autoridades e lembrá-las de que se hoje estão em suas posições é porque já estiveram na sala de aula (…)”, diz um fragmento do texto redigido por ela.


Vestida com uma beca, com medalha e um tablet que ganhou, Natália comenta que o prêmio é um incentivo. “Estudar, se dedicar ao ensino é algo muito importante. Esse prêmio é um incentivo a ler mais e se dedicar mais aos estudos”, comentou a estudante, que também terá a oportunidade de passar o dia com um promotor de Justiça e acompanhar um júri, para ter noção de como funciona o sistema de Justiça.


Cidadania
Em sua fala, o procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque falou da importância do projeto para formar cidadãos mais conscientes. “Nossa intenção é trabalhar para garantir cidadania para nossas crianças, nossos jovens, para que, desde cedo, ainda no ambiente escolar, eles descubram o que é bom, de que forma podem contribuir para fazer o bem. Todos que participam já são agraciados com cidadania”.


Ele também agradeceu aos parceiros do projeto, como a empresa OI e a Associação do Ministério Público do Acre (Ampac) e destacou que a iniciativa vem sendo replicada por outros MP’s, e que a intenção é expandir o projeto para os municípios.


“Esse é um projeto pioneiro do Ministério Público do Acre, que tem sido replicado em outros MP’s do Brasil. Este ano, estamos inovando ao levar o projeto para os municípios, implementando em Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, além de mais uma edição que estaremos fazendo em Rio Branco”, enfatizou.


O projeto
Os alunos que participam têm a oportunidade de conhecer as dependências da instituição, participam de uma palestra ministrada por um promotor de Justiça convidado, que aborda as questões sociais e explica sobre as atribuições do MPAC, entre outras atividades.


“Nada melhor do que nos aproximar da sociedade através da escola”, afirmou o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Carlos Maia.


Após a visitação e informações, os participantes são desafiados a escrever uma redação com o tema ‘Se eu fosse um promotor’. Os textos são avaliados pelo corpo administrativo da unidade escolar e os três melhores autores recebem a premiação.


Nesta edição, os alunos Axel Rodrigues e Rebeca do Valle, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente, e receberam medalha e mochila, além de exemplares da revista MPAC. Porém, apenas Rebeca participou da entrega da premiação.
Carla Cristini Moura, coordenadora de ensino, conta que os alunos vencedores têm em comum o hábito de ler. “São leitores. Eles ‘comem’ os livros da biblioteca da escola. Esse prêmio é um reconhecimento de que, na escola, nós temos excelentes professores, leitores e escritores, que fazem a diferença na sociedade”, disse.


O presidente da Ampac, promotor de Justiça Francisco Maia Guedes, destacou que a iniciativa ajuda os alunos a descobrirem a sua vocação profissional. “É uma grande alegria participar de momentos como este. Esse é um projeto que contribui para que os alunos descubram qual a sua vocação, que pode ser pelo Ministério Público, mas também por outras carreiras da área jurídica”, comentou.


Luciana Meireles, que é gerente institucional da empresa OI, parceira do projeto, também ressaltou a importância do projeto. “Quero parabenizar o Ministério Público do Acre por este projeto, que colabora com o aprendizado do aluno”, afirmou.


A procuradora de Justiça Giselle Mubarac também participou da entrega da premiação.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024