Menu

Mundo perdeu uma África do Sul em florestas nos últimos 25 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma área de florestas equivalente à África do Sul, o correspondente a cerca de 129 milhões de hectares, foi devastada nos últimos 25 anos, de acordo com um estudo publicado pela FAO (Food and Agriculture Organization) nesta segunda-feira (7/9). O documento, chamado Global Forest Resources Assessment (FRA) 2015 (Avaliação global de recursos florestais) foi divulgado pela organização durante o World Forestry Congress (WFC 2015, Congresso mundial de florestas), que está sendo realizado na cidade sul-africana de Durban.


O relatório mostra que as florestas mundiais continuam a encolher enquanto cresce a população e o uso de terras florestais para finalidades agrícolas. Apesar disso, segundo a FAO, nos últimos 25 anos a taxa global de desmatamento caiu mais de 50%. O documento é atualizado a cada cinco anos e abrange 234 países e territórios.

Publicidade

O diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, que esteve presente na abertura do WFC em Durban, ressaltou a importância das florestas não só para o meio ambiente, na renovação do ar e da água e na conservação da biodiversidade. “As florestas têm um papel fundamental no combate à pobreza rural, garantindo segurança alimentar e fornecendo sustento”.


Graziano advertiu que a preservação das florestas têm relação direta com as mudanças climáticas. “Não vamos ter sucesso na redução do impacto das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável se não preservarmos nossas florestas e uso sustentável dos muitos recursos que nos oferecem”.


Confira as principais conclusões do relatório


Enquanto, em 1990, as florestas correspondiam a 31,6% das áreas de terras do mundo, cerca de 4128 milhões de hectares, em 2015 o número foi alterado para 30,6 por cento, ou cerca de 3999 milhões de hectares, de acordo com FAO.


A taxa anual de perda de florestas diminuiu de 0,18 por cento no início de 1990 para 0,08 por cento durante o período de 2010-2015.


Hoje, a maior parte (93 por cento) da área florestal do mundo é a floresta natural – categoria que inclui áreas de floresta primária, onde os distúrbios humanos foram minimizados, bem como áreas de floresta secundária que regeneraram naturalmente.


Globalmente, a área de floresta natural está diminuindo enquanto a área de floresta plantada cresce.


Valor
De acordo com o FRA, o setor florestal contribui cerca de $ 600 bilhões por ano para o PIB global e fornece emprego para mais de 50 milhões de pessoas.


Floresta plantada
As florestas plantadas atualmente respondem por 7% da área total de florestas do mundo, tendo aumentado mais de 110 milhões de hectares desde 1990.


América do Sul e África

Publicidade

As regiões foram as que apresentaram maior perda anual de florestas entre 2010 e 2015, com 2 e 2,8 milhões de hectares, respectivamente. Ainda assim, o relatório observa como a taxa de perda “diminuiu substancialmente” a partir do período anterior de cinco anos.


Segundo o FRA, desde 1990, a maioria do desmatamento ocorreu nos trópicos, em contrasta com a área florestal dos países de clima temperado, que aumentou. O relatório observa que houve relativamente pouca mudança nas regiões boreais e subtropicais.


Diante do crescimento da população global, a área média per capita nas florestas diminuiu predominantemente em todas as regiões climáticas, com exceção das de clima temperado.


O FRA mostra que a maioria das florestas do mundo, as de propriedade pública, de propriedade de indivíduos e de comunidades aumentou.


Importância das florestas


As florestas naturais, a que sofrem menos com a intervenção humana, são importantes para a contribuir com a conservação de genótipos e para manter a composição de espécies de árvores naturais, proporcionando habitats vitais para espécies animais ameaçadas.


As florestas ajudam a repor as fontes de água subterrânea cruciais para beber, agricultura e outros usos. Eles também proteger os solos da erosão, avalanches e deslizamentos de terra.


As florestas plantadas, por sua vez, destinadas à produção de madeira e carvão, se bem geridas podem fornecer vários produtos florestais e serviços e ajudar a reduzir a pressão sobre as florestas naturais.


Atualmente, a área de florestas preservadas corresponde a 13% das florestas do mundo, ou 524 milhões de hectares. As maiores áreas ficam no Brasil e nos Estados Unidos. Durante os últimos cinco anos, a África registrou o maior aumento anual na área de floresta para conservação enquanto a Europa, Norte e América Central e América do Norte relataram o menor aumento. Na Ásia, o período de 2010 a 2015 foi menor do que os cinco anos anteriores.


A FAO observa como uma gestão mais sustentável das florestas irá resultar em uma redução das emissões de carbono das florestas. A organização estima que as emissões totais de carbono de florestas diminuiu mais de 25 por cento entre 2001 e 2015, principalmente devido à desaceleração nas taxas de desmatamento globais.


Fonte: Revista Globo Rural


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido