Categorias: Destaque 4Notícias

Campanha alerta para crescimento de suicídios no Acre

Por
Da redação ac24horas

Em quarto lugar entre os estados brasileiros no crescimento das taxas de suicídio da população jovem, de 15 a 29 anos, um aumento de 83% por cem mil habitantes, o Acre lançou a campanha Setembro amarelo, com o objetivo de frear a taxa. Os dados são Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), que traz um levantamento entre os anos 2002 e 2012.


Equipes especializadas atendem aos casos de suicídio que dão entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. A campanha é desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde, durante todo este mês, entidades não-governamentais pretendem promover ações para mostrar que é possível prevenir contra o suicídio, hoje considerado um problema de saúde pública.


Os dados de suicídios na capital, onde reside 50% da população do estado, são preocupantes. De acordo com o levantamento, foi registrado um aumento de 42,9%, nos suicídios em Rio Branco nos 10 anos pesquisados. Entre os anos de 2011 e 2012, esse percentual cresce para 66,7%, em dados gerais. Uma média aproximada de 7 casos por ano.


No Brasil, é registrada uma morte a cada 45 minutos. No Mundo, cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. E o mais triste é que 90% dos casos poderiam ter sido evitados.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas