Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aleac realiza sessão alusiva a Semana de Combate à Hanseníase

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a aprovação do requerimento da deputada Maria Antônia (PROS) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realiza nesta manhã de quinta-feira (3), uma sessão solene alusiva aos 33 anos de criação do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) no Estado e pela realização da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Hanseníase.


A Semana de Combate a Hanseníase teve início na última segunda-feira (31), com diversas atividades voltadas aos ex-portadores e de prevenção da doença.

Anúncios


De acordo com o coordenador do Morhan no Estado, Elson Dias são 33 anos de luta pelo reconhecimento dos direitos dos ex-portadores da hanseníase vítimas de um erro do governo federal quando separados, de forma compulsória, de seus familiares.


“Ao longo dos anos temos travado esta batalha de reconhecimento daquelas pessoas, que por conta da doença foram afastados de forma imediata de seus familiares. Procuramos esse reconhecimento por esses erros cometidos no passado, o governo federal já reconheceu que foi duplamente culpado por essas separações, dos pais que eram separados da família e dos filhos, que nasciam nas colônias de tratamento e eram imediatamente separados dos pais, sendo privados do convívio de seus familiares”, disse Elson Dias.


A deputada Maria Antônia, autora do requerimento da sessão solene, fez um discurso emocionado, pedindo que a sociedade deixe o preconceito de lado e acolham com carinho as pessoas que foram atingidos pela doença.


“O preconceito ainda é grande, mas é preciso que deixemos o preconceito de lado e que acolhamos com amor e carinho esses homens e mulheres que já sofreram muito por conta da hanseníase. Essas pessoas já tiveram que ser privadas do convívio de suas famílias por causa da doença e hoje elas merecem toda a nossa atenção e não o nosso preconceito”, disse a parlamentar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido