Menu

ONG registra aumento de 126km² em taxa de desmatamento do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Este slideshow necessita de JavaScript.

Apesar de o governo do estado apontar considerável diminuição no desmatamento do Acre, dados do Imazon reforçam a hipótese de que o desmatamento no estado tenha voltado a aumentar no período 2014-2015 [agosto a julho]. O sistema independente de alerta (SAD), menos preciso que o do governo, registrou um salto de 63% em toda a região.

Segundo dados obtidos em primeira mão pela Folha do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, de Belém (PA), foram 3.322 km2, contra 2.044 km2 no período anterior, somente em aumento. Contudo, não é possível extrapolar o percentual de 63% para a taxa oficial de devastação.

Anúncio

Esta é calculada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cujo sistema Prodes emprega imagens de satélite mais detalhadas. O dado governamental foi recentemente consolidado, mas para o período anterior (2013-2014). A cifra divulgada em novembro (4.848 km2) passou para 5.012 km2.

Somente no Acre, o aumento chega a 126km² em todo o território pesquisado. O Planalto chegou a anunciar uma nova notícia de redução na taxa de desmate [corrigida de 18% para 15%] poucos dias antes da chegada da chanceler alemã Angela Merkel ao país . Mas a boa nova não era nova. A aguardada taxa oficial do “ano fiscal” do desmatamento, concluído no mês passado, só sairá em novembro.

Em 30 de novembro deste ano se inicia a Conferência de Paris sobre mudança do clima. O desflorestamento continua produzindo um terço das emissões nacionais de gases-estufa, e uma elevação no desmate tirará brilho do principal trunfo da delegação brasileira (a diminuição de cerca de 80% na última década).

Carlos Souza Jr., responsável pelo SAD no Imazon, acredita ter acumulado já uma série histórica longa o bastante (2006-2014) para estabelecer um valor estatisticamente confiável para o desvio SAD-Prodes. Em média, ele é de 3.600 km2 a cada ano.

Usar o dado do SAD para estimar o próximo do Prodes, entretanto, não é trivial. No ano passado, o Imazon havia projetado um total de 5.644 km2, e o Inpe fechou o dado em 5.012 km2. “Superestimamos [a cifra] em 12%”, diz Souza Jr. “Não é um número ruim”, confirmou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.