Categories: Acre

Ex-deputada Idalina Onofre poderá ser vice de Henrique em Cruzeiro

Published by
Da redação ac24horas

Um encontro, nesta quarta, 26, poderá ter selado uma chapa forte para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul, em 2016. O ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) se reuniu com a ex-deputada estadual Idalina Onofre (PPS). Os dois compartilharam um café da manhã e conversaram sobre política. Ficou acertado que o nome de Idalina será trabalhado como possível vice de Henrique. Segundo as minhas fontes, o principal entrave, que seria a negativa do seu marido Santos para ela voltar à política, já está superado. Sem dúvida, essa composição terá representatividade em Cruzeiro do Sul.


Juntos na fé
Se Henrique é um nome forte entre os evangélicos, Idalina, tem liderança junto aos católicos. Essa composição poderá representar muito, principalmente, para Henrique. Ele é considerado por alguns setores sociais radical na questão religiosa. E isso atrapalha.


Bom perfil
Idalina Onofre foi uma deputada de destaque na ALEAC. Participou ativamente dos debates e perdeu a reeleição por questões regionais. Mas é uma pessoa querida em Cruzeiro do Sul e representativa nos trabalhos sociais da Igreja Católica.


Disputa na oposição
Pelo andar da carruagem a disputa principal pela prefeitura de Cruzeiro do Sul será entre candidatos de oposição. Ilderlei Cordeiro (PMDB) apoiado pelo atual prefeito Vagner Sales (PMDB) contra Henrique. A FPA não tem ainda um nome forte para a eleição. Entre os cogitados só o deputado César Messias (PSB) teria chances.


Polarização
Mas como não acredito que Messias seja candidato, em 2016, antevejo uma polarização entre oposicionistas. Henrique e Ilderlei devem ser os protagonistas. Henrique terá o apoio do deputado federal Major Rocha (PSDB). Já Ilderlei terá ao seu lado, além de Vagner, o senador Gladson Cameli (PP).


Luta acirrada
Se César Messias entrar nessa disputa terá que trabalhar muito para ganhar. Henrique e Ilderlei possuem representatividade em Cruzeiro. Se os três forem candidatos será a eleição mais disputada da história do Juruá. Podem escrever.


Nada certo
Conversei com um dos principais assessores do Bocalom (DEM). Nada certo em relação a sua candidatura à prefeitura de Rio Branco, em 2016. A prioridade continua sendo o tratamento de saúde da sua esposa dona Beth.


Colecionando “desafetos”
O deputado Jonas Lima (PT) está escolhendo a cada sessão da ALEAC um oposicionista para confrontar. Nesta quarta, 26, a bola da vez foi o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB). Os dois trocaram até insultos na tribuna.


UFC na tribuna
Jonas tem que entender que se provocar vai receber o troco. Na sua ânsia de fazer a oposição reconhecer os “avanços” do PT acaba se metendo em encrenca. Jonas já protagonizou também UFC contra a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP).


PSDB só junto com o PT, registra a história
Outra coisa importante para os políticos é conhecer a história do Estado. Jonas diz que o PSDB já governou o Acre, misturando com o PMDB. Na realidade, o PSDB só esteve duas vezes no Governo do Estado e as duas junto com o PT. Numa com o vice de Jorge Viana (PT), Edson Cadaxo (PSDB) e, o Bocalom, na época do PSDB, foi secretário de agricultura também do Governo do PT.


A maldição da liderança do Governo



O atual líder do Governo na ALEAC, Daniel Zen (PT) que se cuide. Encontrei com dois ex-líderes em frente ao prédio do Legislativo, Astério Moreira (PEN) e Moisés Diniz (PC do B). Ambos derrotados nas eleições de 2014 ainda “arrodeando” a ALEAC.


Cheiro de queimação
Uma vez o Moisés me confidenciou que é difícil defender o indefensável. Qualquer governo erra muito e o líder vai pra dentro do fogo. O Cacique teve 14 mil votos para deputado federal, mas não deu para dar um passo a mais como político.


Vergonha
Ter que soltar presos por falta de energia elétrica no presídio da Papudinha, em Rio Branco, é o fim da picada. São essas condições de fornecimento de energia elétrica que o Acre poderá oferecer a uma indústria que queira se instalar aqui?


Jairo Carvalho de volta à oposição
Na sessão dessa quarta, 26, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) foi um dos maiores críticos do atual Governo do Estado. Ele centrou fogo, principalmente, na questão da produção agrícola. O deputado estadual Lourival Marques (PT) rebateu as acusações de Jairo e, ainda, responsabilizou a prefeitura de Senador Guiomard, da qual Jairo é aliado, pelos problemas de ramais na região.


Assista ao debate em vídeo entre os deputados Jairo Carvalho (PSD) e Lourival Marques (PT).


[This post contains advanced video player, click to open the original website]


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024