Menu

Por falta de ramais, Acrelândia importa banana de Santa Catarina

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Acrelândia (AC) está importando banana do estado de Santa Catarina. O fato seria comum se a região não fosse a maior produtora de banana do Estado. Os dados com relação à produção são do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), mas infelizmente, os incentivos do poder público não chegam com a mesma intensidade. Por falta de ramais, os proprietários de terras nos assentamentos Porto Luis I e II estão sem poder escoar os seus produtos, mesmo em pleno verão amazônico.


Uma postagem nas redes sociais faz uma enquete com a pergunta: de onde vem a banana que está no comércio de Acrelândia?

Publicidade

A critica é pela falta de infraestrutura aos produtores. Segundo o vereador Ariston Jardim (DEM), de 78 mil litros destinados pelo governo do estado para recuperação de estradas vicinais, esse ano, a cota foi reduzida para 25 mil litros.


“Só dá para quebrar caroço, não existe piçarra nos ramais do município” disse Ariston.


Ontem uma reunião aconteceu entre os produtores rurais do município de Porto Luiz I e a equipe do gabinete do prefeito. Há um indicativo de fechamento da BR 364 caso as obras de recuperação dos ramais não sejam iniciadas.


Um dos casos de sucesso nessa área de produção de banana é o de Gerci de Souza, presidente da Associação do Ramal Campo Novo. Só com a banana, ele conta que chega ter uma renda mensal de até R$ 2.500. Com o apoio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), os associados sonham em montar uma cooperativa para dobrar a produção.


produtores_bananas_acrelndia_11_05_2015_angela_peres-4“Antes a gente não tinha instrução de nada, tudo tinha que ser feito só. Agora a gente já aprendeu com o Idaf as técnicas para controlar a praga no bananal. A Seap vai ajudar a criar essa cooperativa, e tudo vai melhorar”, disse o produtor em entrevista a estatal de comunicação do estado.


Atualmente, Gerci possui oito mil pés de banana produzindo e já vai plantar mais quatro mil numa área onde pretende consorciá-la com o café. Mas segundo o vereador Ariston, tanto esforço por parte do homem do campo é frustrado com a ausência do estado. Ele afirma que caso a prefeitura não faça os serviços necessários de recuperação de ramais para o setor, produtores do Ramal do L e Novo Encanto, na região do Granada, ficaram isolados no início do inverno.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido