Menu

Pesquisar
Close this search box.

Professores da Ufac recusam proposta de Dilma e vão manter greve por tempo indeterminado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A greve dos servidores técnicos e docentes da universidade Federal do Acre (UFAC) não tem data para acabar. Os rumores de que o movimento se daria por encerrado na próxima semana caíram por terra no início da semana. Os trabalhadores rejeitaram a proposta do governo federal e devem manter a greve por tempo indeterminado.


De acordo com a Associação dos Docentes da instituição, a Assembleia Geral realizada na última terça-feira, 18, foi estratégica para a decisão de manter o movimento. Em nível nacional, o intuito dos sindicalistas é, agora, de que o ministro da Educação, Renato Ribeiro, receba a categoria e negocie olho no olho. Isso, segundo os líderes do movimento, não tem ocorrido.

Anúncios


De acordo com Aloisio Porto, do Comando de Greve da Andes, entidade nacional que representa os trabalhadores, o atual plano não permite um crescimento satisfatório do professor ao longo da carreira. “Hoje para chegar no teto da carreira ele levaria quase 30 anos”.


De acordo com o dirigente sindical, foram feitas mais de dez reuniões com o Ministério do Planejamento para revisão dos planos, mas não houve avanço na negociação. Assembleias marcadas para amanhã e para o início da próxima semana devem confirmar a adesão de professores de outras instituições à paralisação, segundo Porto.


O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de nota, que “reafirma sua confiança no diálogo e no zelo pelo regime de normalidade das atividades dos campus universitários federais”. O governo ressalta que o aumento de 4% negociado no ano passado com os sindicatos já está garantido por medida provisória assinada no dia 11 de maio. O aumento será retroativo a março, conforme previsto no acordo firmado com as entidades.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido