Menu

Pesquisar
Close this search box.

FPA monopoliza vagas da Frente Parlamentar da ‘megaferrovia’

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os políticos que integram a Frente Popular do Acre (FPA), coligação que se mantém no poder há 17 anos no Estado continuam dando as cartas, quando o assunto diz respeito a projetos que podem capitalizar dividendos políticos. Isso ficou evidente na escolha do senador Jorge Viana (PT) e o deputado federal César Messias (PSB), como os únicos parlamentares acreanos a integrar a coordenação da Frente Parlamentar sobre Ferrovia Transoceânica, projeto que pretende criar um corredor de trilhos entre os oceanos Atlântico e o Pacífico.


Segundo informações do governo federal, a obra que tem um traçado passando pelo Acre está avaliada em R$ 30 bilhões, investimento de uma parceria do Brasil com a China. Apesar da divulgação de um relatório da Merrill Lynch, do analista David Cui, considerar que a grande queda do mercado acionário chinês pode levar a crescimento mais lento, lucros reduzidos e um risco maior de crise financeira no país, os políticos acreanos tentam tirar proveito político do projeto que pode demorar mais de 20 anos para sair do papel.

Anúncios


frente_01


Jorge Viana e César Messias integram o seleto grupo que é formado por parlamentares do Acre, Rondônia e Mato Grosso. A divisão das vagas excluiu políticos de oposição, apontados constantemente pelo governo do PT, que construiu a BR-364, como os responsáveis pela má qualidade dos serviços executados na estrada que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul. Fontes ligadas a Viana e Messias informam que eles estariam trabalhando politicamente, a questão da Ferrovia Transoceânica, em suas visitas no interior do Acre.


Segundo a assessoria de Viana e Messias, eles serão os únicos representantes do Acre na Frente Parlamentar Mista Brasil-Peru-China Pró Ferrovia Bioceânica, para discutir a viabilização da obra, especialmente para região amazônica. A criação do grupo de trabalho foi feita no gabinete do senador Jorge Viana, mas ele afirma que a frente parlamentar terá atuação em todo território nacional e tem caráter suprapartidário. Mais uma vez, os políticos da FPA apresentam uma via de transporte, como a redenção econômica do Estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido