Categories: Destaque 3 Notícias

JV visita Cooperacre e conversa sobre novos investimentos

Published by
Da redação ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

O senador Jorge Viana fez na tarde desta sexta-feira (14) uma visita à sede da Cooperacre (Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre), onde se reuniu com dirigentes da organização e conversou sobre os novos empreendimentos que estão sendo executados pela entidade, como a indústria de beneficiamento de borracha em Sena Madureira, numa parceria com o governo do Estado, e a indústria de polpa de frutas na capital.


Hoje, a Cooperacre se consolida como exemplo de empreendimento que alia sustentabilidade e geração de renda para milhares de famílias que vivem na floresta. A entidade reúne atualmente 36 cooperativas de 14 municípios acreanos, tendo mais de 3 mil produtores associados. A movimentação financeira gira em torno de R$ 40 milhões ao ano.


A castanha é, sem dúvida, o carro-chefe. A cooperativa começou comercializando, em fevereiro de 2002, cerca de 25 mil latas de castanha por ano. Já na última safra, entre dezembro de 2015 e abril de 2016, se ultrapassou a produção das 600 mil latas. Hoje, a Cooperacre é fornecedora exclusiva de castanha para a Nestlé e a Nutrimental, além de outras grandes empresas nacionais e internacionais. O principal destino da castanha são os mercados do Sul e Sudeste do País.


Mas o beneficiamento da borracha e a produção de polpa de frutas também vêm conquistando boa parte do mercado. Hoje, a cooperativa é a responsável, por exemplo, pela coleta do látex entre os seringueiros e suas associações para atender às demandas da fábrica de preservativos Natex, que tem uma produção de mais de 100 milhões de camisinhas por ano. É também a segunda maior fornecedora de polpas de frutas no estado do Acre.

Anúncios


Os dados foram apresentados ao senador Jorge Viana pelo presidente da Cooperacre, Manoel José, e pelo Superintendente, Manoel Monteiro. Segundo eles, o grande desafio hoje é continuar investindo na cadeia produtiva, sempre a partir de uma gestão transparente e participativa dos milhares de associados.


“Hoje queremos também investir na diversificação de projetos de agregação de valor dos produtos extrativistas. Da castanha, por exemplo, a gente aproveita quase 100%. Além do fruto, também comercializamos o ouriço e a casca, por exemplo. Trabalhamos muito, com uma equipe muito dedicada, para conquistar tudo isso”, relatou o superintendente.
O senador Jorge Viana, que acompanha a história da Cooperacre desde a sua fundação, quando ainda era governador do Acre, destaca a importância da entidade para o modelo de economia sustentável. A cooperativa, que sempre contou com boas parcerias seja em seu governo, no governo do Binho e agora, com o governador Tião Viana, deve servir de exemplo para o Brasil e para o mundo, na opinião do parlamentar.


“A Cooperacre é um orgulho para todos nós. Ela gera milhares de emprego, é uma empresa acreana, uma cooperativa que deu certo. Todos nós temos que colaborar para que ela siga dando certo”, destacou o senador que além de novamente colocar o mandato à disposição da cooperativa, já acertou com os dirigentes uma visita às principais usinas de beneficiamento da instituição.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Equipe de Roberto Carlos nega rumores de fim de especial na Rede Globo

A equipe de Roberto Carlos negou que o contrato do cantor com a TV Globo…

25/07/2024

No Acre, homem tem 7 vídeos íntimos vazados em dois dias

Um homem que aparece em três vídeos íntimos (com um presbítero evangélico, um casal e…

25/07/2024

Servidores do INSS seguem em greve com 85% de adesão

Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rio Branco continuam em greve, mesmo…

25/07/2024

Bombeiros controlam incêndio na Via Verde

O Corpo de Bombeiros controlou o incêndio de grandes proporções que aconteceu na tarde desta…

25/07/2024

Escolas do Acre recebem caixas d’água para enfrentar crise hídrica

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Descentralização,…

25/07/2024

Falha em reajuste atinge só pensionistas e retroativo deve ser pago em agosto

O governo do estado se posicionou, nesta quinta-feira, 25, de forma oficial após o Acreprevidência…

25/07/2024