Fiel fervoroso de São Francisco
O senador Sérgio Petecão (PSD) é um fiel fervoroso da “Oração de São Francisco”, no trecho que prega: “é dando que se recebe”. Por ter destinado muitas emendas parlamentares para a prefeitura de Senador Guiomard, Petecão está exigindo que o prefeito James Gomes coloque como sua candidata para a prefeitura, a Marfisa Petecão (PSD), sob dois argumentos: as emendas parlamentares liberadas e ela ter tido quase dois mil votos para deputada federal no município. Petecão é também seguidor do ditado: “o meu pirão, primeiro”. O deputado do grupo do James, Jairo Carvalho (PSD), admite que há também na mesa a candidatura do vereador Manoel Macedo (PSDB), mas não esconde sua preferência pela mulher do senador Sérgio Petecão (PSD), a Marfisa Petecão.
As ironias do rocha
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) vibrou com a possibilidade: “a candidatura a prefeita da Marfisa Petecão seria uma beleza, ela não tem nenhuma afinidade com o município. Para perder para a nossa candidata, a vice-prefeita Branca, é o nome ideal”.
No barco do governo
Quem passou a integrar a equipe do governo em importante cargo foi o ex-candidato a deputado federal Neto Ribeiro, um dos principais assessores do Gladson Cameli (PP) na campanha passada.
Só chavões
A Nota de Apoio da oposição à greve dos professores, cheia de chavões manjados, chegou tarde, quando o movimento está no seu final. Perderam o ponto ideal de navegar na crista da onda.
Conversa de acertos
O ex-prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PT), teve uma conversa política com o assessor político do Governo, Nepomuceno Carioca, e tudo terminou em céu de brigadeiro.
Candidato do PT
O candidato do PT a prefeito de Senador Guiomard, será o vereador Ney do Miltão (PRB).
Não mentiu
O deputado Gerhlen Diniz (PP) não mentiu acerca da greve dos professores. Foi de fato um fracasso de adesão (97% das escolas funcionam) e quem disse que era militante do PT foi a própria presidente Rosana Nascimento. Ao contrário de outros, Diniz não joga para a platéia.
Comemorando o nada
A oposição comemora os números de recente pesquisa, em que a soma dos índices dos nomes da oposição dá um empate técnico com o prefeito Marcus Alexandre. Estão comemorando nada. Pesquisa hoje é um dado e os índices da oposição não se somam automaticamente.
Reforça a candidatura
Amigo do PMDB comentava ontem a pesquisa, dizendo que os números serviram para sedimentar de vez a candidatura para a prefeitura da deputada Eliane Sinhazique (PMDB).
Que fase!
Que fase vive o PT! Quando dá para um partido ter como tábua de salvação alguém com a imagem do senador Renam Calheiros (PMDB), relacionado no Lava-Jato, o momento é terrível.
Acabou a greve
Uma importante figura do PT comentou ontem com a coluna, o atual momento da greve: “com 97% das escolas em funcionamento, a greve acabou, negociar o que e com quem?”. Medida de força ou não, a estratégia do governo para acabar com o movimento funcionou.
Não avaliaram isso
Uma greve contra Romildo Magalhães, que não suportou a pressão do SINTEAC e cedeu é uma coisa. Uma greve contra um governo petista forjado no movimento grevista é outra realidade, não vai para as cordas e usa o poder. A presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, como petista, sabe disso e avaliou mal a reação do governo. Foi só isso.
Oposição desistiu da burrice
O ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) caiu na real e reconheceu que a oposição errou em lançar dois candidatos ao governo, o que não deve se repetir na disputa da prefeitura de Rio Branco, no próximo ano. Só louco vê como vantagem várias candidaturas da oposição.
Sabe ser difícil
Mas, o PSDB deve dar o exemplo e se preparar para recolher as armas. A candidata tucana, professora Socorro Nery, é honrada, preparada, mas falta-lhe empatia com a população, sempre militou no meio acadêmico. Por isso é difícil o PSDB emplacá-la na cabeça de chapa.
Buraco é mais embaixo
Márcio Bittar também defende que a unidade das candidaturas da oposição se estenda aos municípios do interior. Só que neste terreno o buraco é mais embaixo, cada partido vai querer buscar seus espaço próprio elegendo prefeitos, o que torna a unicidade algo muito difícil.
Não consigo entender
Considero ter um bom QI. Mas, por mais que tente, não consigo entender esta projeção mirabolante da deputada Eliane Sinhazique (PMDB), de que o governo pode dar aumento salarial aos professores, com base na arrecadação de impostos com compras pela internet.
Não são perenes, my god!
A compra na internet, com o respectivo imposto cobrado sobre a operação não é algo perene, mas eventual. Como é que se pode calcular um pagamento fixo em cima do imponderável?
Estratégia inteligente
O ex-prefeito de Tarauacá, Esperidião Junior, fixou residência em Jordão, o que pode favorecer a sua candidatura ou da mulher, a vereadora Zaina Maria (PMDB), para prefeita em 2018.
Acabou com a greve
Foi o governo ameaçar com demissão que 97% das escolas estavam ontem funcionando, inclusive, com os detentores de contratos provisórios voltando à sala de aula. O SINTEAC vai fechar esta greve com muito barulho e sem ter conseguido nenhum benefício para a categoria.
Ninguém ousou apostar
Ontem, numa roda de jornalistas um colega propôs a aposta como no próximo ano, a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, estará pedindo votos para a reeleição do prefeito Marcus Alexandre. Ninguém quis arriscar contra nenhum centavo.
Jackson ramos
Bateu na trave duas vezes para deputado estadual. No próximo ano, para vereador de Rio Branco, só uma zebra de listras bem largas, pode impedir a vitória do médico Jackson Ramos (PT).
Previsão de mais público
Por tudo o que está acontecendo, a previsão é de que os protestos contra a presidente Dilma, em todo o Brasil, tenham público numeroso, domingo. É que ao contrário do ex-presidente Lula, que tinha carisma, Dilma não é simpática, ela é aquilo que na política se chama de “cara de cimento”.
Fazendo jogo de cena
Quando o deputado Gehlen Diniz (PP) ameaça sair candidato a prefeito de Sena Madureira para pressionar a ex-prefeita Toinha Vieira (PSDB) a desistir da candidatura, faz jogo de cena. Diniz sabe que com mais de uma candidatura, a oposição perde para o candidato da FPA.
Alerta foi dado
A BR-364 vai fechar se não forem feitos reparos urgentes pelo DNIT. Com poucas chuvas se tornará intrafegável. Todos os deputados com base no Juruá já fizeram o alerta grave. E de verão forte só temos mesmo o restante deste mês.
A favor, mas nem tanto
Alguns deputados da base do governo foram à tribuna da Aleac manifestar apóio ao movimento grevista dos professores. Mas na hora de assinar uma Nota de Apoio aos grevistas ninguém assinou.
PCdoB não abre mão
O deputado Jenislon Lopes (PCdoB) diz que seu partido não abrirá mão de indicar o vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre e defende o nome da ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB). Jenilson ainda raciocina em cima dos tempos áureos do PCdoB que já se foram. E como um seringalista fazer projeção com base nos tempo de glamour da borracha.
Frases famosas dos nossos políticos
“A primeira nota verdinha (dólar) é como a primeira transa, ninguém nunca esquece” – Ex-prefeito de Plácido de Castro, Luiz Pereira. “Oposição é como mulher braba, não resiste a um afago e a um cheiro no cangote”- ex-vereador de Plácido de Castro, Ferreirinha. “É Deus no céu a jiriquita (dinheiro) na terra aos homens de boa vontade” –Jornalista Rocemberg Leandro, que morou algum tempo no Acre. “Eu sou o Roberto Carlos da política acreana” – Deputado Manoel Machado (PMDB). “Cansei de ser couro de tabaco do PMDB” – João Borborema, ao deixar o partido.