Pau de dois bicos
O deputado Gerlhen Diniz (PP) surpreendeu todo mundo ao pedir a destituição da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, por ser pau de dois bicos: “esta senhora passa as reuniões dizendo estar preocupada porque a greve pode prejudicar a imagem do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre. Está a serviço do PT, se o SINTEAC quiser fazer uma greve séria tem que trocar de presidente”, criticou Diniz. Também criticou a falta de liderança de Rosana, porque não conseguiu mobilizar a categoria, já que as escolas estão em sua maioria funcionando. “Que greve é esta”, perguntou o parlamentar.
Primar pela sinceridade
O deputado Jairo Carvalho (PSD) precisa urgentemente definir o que quer da política. Na sessão de terça-feira última defendeu que ninguém vá para a rua no próximo domingo pedir a saída do Tião Viana e da Dilma, porque não irá. E criticou a falta de representatividade da greve. Nesta quarta-feira voltou à tribuna enchendo a bola da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento e defendendo a radicalização da greve. Em qual dos dois Jairos deve se acreditar?
Tem que tirar a máscara
A dúbia posição do deputado Jairo Carvalho (PSD) motivou um comentário duro do deputado Gerhlen Diniz (PP): – “político tem que ter lado. O deputado Jairo tem que ter lado e tirar a máscara para se saber se é a favor do governo ou da oposição. A postura do Jairo não é de quem pertence à oposição”, disparou.
Crítica justa, mas nem tanto
É justa à revolta do deputado Raimundinho da Saúde (PTN) por não ter um neurocirurgião no Hospital Regional do Juruá para atender seu irmão, vítima de AVC. Mas foi injusto com as religiosas que administram aquela unidade, ao partir para desqualificação barata por conta do episódio. Aquelas religiosas são sérias, boas gestoras, e prestam um belo serviço ao Juruá.
Porque poupar o amigo?
O deputado Raimundinho tem sim o direito de criticar e cobrar. Mas, por qual razão não cobra o secretário de Saúde, Armando Melo, e o subsecretário Irailton Lima, seus amiguinhos de bate-papo, estes sim, os responsáveis por não contratar um médico neurocirurgião?.
Esta é a questão
No Hospital do Juruá só criticam as religiosas comandadas pela Irmã Nair os funcionários que não gostam de trabalhar e serem exigidos, porque são tratados de forma profissional, como deveria ser em todas as unidades de Saúde do Estado. E não base do paternalismo barato.
A greve fracassou
A presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, sindicalista experiente, já caiu na real e sabe que a greve que comanda fracassou. Ontem, mais de 95% das escolas estavam funcionando. E os radicais que a cercam não vão resolver o fracasso atacando os deputados e a imprensa.
Influência zero
Qual foi a influência da deputada Leila Galvão (PT) e do deputado Daniel Zen (PT) na negativa do governo em não dar o reajuste pedido pelos professores? Influência zero. O máximo que podiam fazer, eles fizeram: buscar o diálogo. Por isso vaiá-los foi um destempero infantil.
Igreja do Rodson
Existem muitas críticas quanto á administração do HUERB. O administrador Pastor Rodson não vai resolvê-las fazendo cultos evangélicos. Construa uma igreja e faça as suas pregações.
Uma correção
Houve sim uma conversa entre o prefeito Marcus Alexandre e o ex- vereador Juracy Nogueira (PSB) antes da sua renúncia. Mas faço uma correção de um erro primário: a renúncia não beneficiou o vereador Ismael Muniz (PT), que não estava na sua coligação. A coluna errou em não ter atentado para um detalhe tão simples, ao receber e-mail de uma fonte da coluna.
De tudo menos disso
O deputado Gehlen Diniz (PP) pode ser acusado de tudo, menos de conchavo com o PT, contra a greve dos professores. Isso tão improvável como nevar em Rio Branco. Quem disse que era filiada ao PT foi a própria presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, ele não inventou nada.
Apatia política
O prefeito de Feijó, Merla Albuquerque (PT), é de uma apatia política sem tamanho. Toca a prefeitura como uma engrenagem burocrática. Bem diferente do pai e ex-prefeito Francimar Fernandes, que aliava uma boa administração à política, por isso era um campeão de votos.
Não tem mágica, Eliane!
O dia que a deputada Eliane Sinhazique for eleita para o Executivo irá se situar que no serviço público não tem mágica financeira: se tem caixa para bancar uma despesa, banca; e não tem jeitinho. Querer projetar uma despesa para o que pode ou não entrar de receita é loucura.
Não foi Campos do Jordão?
O deputado Heitor Junior (PDT) falou ontem sobre a cidade de Jordão como uma das sete maravilhas do mundo. Deve ter ido a Campos do Jordão. Porque a Jordão do Acre é uma cidade poeirenta, ruas esburacadas, mato na rua: estive lá sábado passado e foi o que eu vi.
Pés no chão
O senador Jorge Viana (PT) tem os pés no chão ao dizer que existem muitos petistas que não calçaram as sandálias da humildade e acham que já venceram a disputa da PMRB no próximo ano. A última pesquisa recente mostra que somados os índices da oposição é pau a pau com o PT.
Tem que dar satisfação
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) fez uma denúncia grave e que merece uma explicação convincente do secretário de Saúde, Armando Melo: “as obras da UPA de Cruzeiro do Sul estão paradas a mais de um ano porque o construtor abandonou o serviço”. Melo, com a palavra!.
O nosso Freud do yaco
Yes, nós temos o nosso Sigmund Freud do Yaco. O deputado Gehlen Diniz ((PP) diagnosticou ontem que a presidente Dilma não pode continuar no cargo por lhe faltarem “condições psicológicas”.
Vítima do destempero
O líder do governo, Daniel Zen (PT), fez o que estava ao seu alcance para mediar uma conversa entre os grevistas e o governo, mas esbarrou na intransigência de se reconhecer que existe uma crise econômica. As vaias contra ele ontem na Aleac foram injustas e destemperadas.
Meio caminho andado
Para o ex-deputado Gilberto Diniz (PTdoB), o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), já daria uma boa melhorada na sua imagem se afastasse da prefeitura a sua sombra Jairo Cassiano, que segundo ele, pela antipatia, cisca mais para fora do que para dentro.
Sabe que não é o ideal
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), sabe que Iderley Cordeiro não é o nome que queria ver como candidato à sua sucessão. O preferido era seu afilhado Jonathan Donadoni, que não tem densidade eleitoral e seria uma derrota certa se fosse o candidato.
Não tem quem tire
Para o presidente do PSDB, deputado federal Werles Rocha, não tem pressão, arranjos, armações que impeçam o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSDB) de ser candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul. “Só não será se ele não quiser”, adverte Rocha.
Sabe do jogo bruto
O deputado federal Werles Rocha (PSDB) não é neófito na política, sabe que o senador Gladson Cameli (PP) e o prefeito Vagner Sales (PMDB) vão atuar nos bastidores para desidratar as alianças e as chapas de vereadores que tentarem apoiar a candidatura do Henrique.
Questão de honra
Conversando ontem com uma alta figura do PT, ouvi que é uma questão de honra impedir a reeleição do prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PP), uma espécie de fixação política.
Fisgado por processos
O ex-prefeito Itamar de Sá (PT) seria o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, caso não tivesse problemas jurídicos pendentes que impedem que possa se candidatar na próxima eleição.
Ninguém sabe onde vai parar
Todo o dia é mais um escândalo financeiro na Lava-Jato envolvendo o PT. Não se sabe onde o partido vai parar: a impopularidade da presidente Dilma é recorde e atingiu até o Lula.
O mundo político virá abaixo
O mundo político virá abaixo quando o STF liberar os deputados federais e senadores que recebiam dinheiro do Petrolão para serem denunciados pela Procuradoria Geral da República. O PP será o partido com mais parlamentares envolvidos na falcatrua como recebedores mensais de propinas.
Estranhos no ninho
Os vereadores Alonso Andrade, que deixou a oposição para entrar na FPA, e a Graça da Baixada; que deixou o PRP para se filiar ao PT, esqueçam as promessas de que serão ajudados na campanha da reeleição. A prioridade do PT será eleger o maior número de vereadores possível do partido.
Seguro no pincel
O presidente do PHS, Manoel Roque, se prepare para ver a sua chapa para vereador ser desidratada e ele seguro no pincel e sem escada embaixo. Pode esperar este desfecho.
Saci Pererê
A bancada de deputados estaduais da extinta ARENA voou para Brasília a convite do então candidato à presidência pelo Colégio Eleitoral da República, Paulo Maluf, para ouvir suas propostas e ganhar os votos dos companheiros do Acre. Estavam todos na piscina do “Hotel Heron”, tomando uma cerveja gelada e fazendo hora para o encontro, quando chega o deputado Luiz Pereira, vestido numa sunga vermelha. Para fazer pose para as belas “malufetes” que cercavam a tropa, gaiato, Pereira dispara: “como está aqui a figura?”. O deputado Hermelindo Brasileiro, com seu jeitão, copo de wisky na mão, não demorou a responder: “preto, com essa sunga vermelha, só falta dobrar a perna para virar Saci Pererê”. A risada foi geral e Luiz Pereira mergulhou desconfiado na piscina.