A pior escola avaliada pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), a Escola Estadual Dr. Augusto Monteiro é do Acre e faz parte do governo Sebastião Viana. A avaliação é de 2014, e chega no momento em que o setor enfrenta mais uma greve que se prolongou por quase 60 dias e às vésperas de uma nova avaliação que acontece em outubro próximo.
A nota alcançada na prova objetiva foi de 408,47 pontos e de 186,67 pontos na prova de redação. A Escola Estadual está em último lugar entre as cinco piores escolas do país. Todas da região norte e nordeste. O estado do Amazonas tem a segunda pior escola no desempenho de avaliação. O estado do Amapá tem duas piores escolas entre as cinco da parte de baixo do ranking.
Em entrevista para a Rede Globo, a diretora da escola Dr. Augusto Monteiro, que fica na zona rural de Rio Branco, dona Maria do Rosário, atribui o resultado da instituição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, ao baixo número de alunos da instituição que fizeram a prova e a forma como os dados são tabulados.
A secretária de educação do estado do Acre ainda não se pronunciou sobre o resultado. O resultado foi divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as notas por escola da edição do ano passado Enem. A média da escola estadual do Acre é a pior entre 15.640 escolas consultadas.