Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião manda secretários apertarem ainda mais os cintos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não se sabe a lógica administrativa e contábil, mas o governador Sebastião Viana não para de nomear cargos comissionados. Isso seria um sinal que as contas estaduais estão saudáveis? De jeito nenhum. No inicio desta semana, o chefe do Palácio Rio Branco realizou uma reunião extraordinária com todos os secretários e anunciou que as pastas terão mais cortes com o objetivo de manter a folha de pagamento em dia. Existem setores cujo a navalha afetará cerca de 50% da receita. A situação é tão caótica, que somente áreas como segurança e saúde mantem investimentos através de convênios via governo federal.


Apesar da crise financeira ficar evidente a cada mês, não se comenta na Casa Civil sobre o corte de pessoal. Os acordos políticos são prioritários, haja vista que a próxima eleição é fundamental para manutenção de poder do Partido dos Trabalhadores pelos próximos anos.

Anúncios


Ao receber a péssima notícia, teve secretário que andou comentando se arrepender de ter assumido compromisso com o governador em tempos de “vacas bem magras”. Bom mesmo foi na época de Jorge Viana e Binho Marques, assinalaram alguns.


Mesmo com as contas no limite, o governo não espera que os professores e servidores de apoio em greve fiquem sensibilizados. Esse impasse deve demorar mais algum tempo. O governador usou como parâmetro de risco o que ocorre no Estado do Rio Grande do Sul, onde o governo está parcelando os salários dos servidores.


Mesmo assim, existem membros do segundo escalão que não estão nem ai para a crise. Querem poder, mesmo sem dinheiro, e já se articulam para substituir os possíveis secretários que disputarão as eleições de 2018. Alguns usam da imprensa para plantar informações, na verdade hipóteses furadas com o único intuito de serem lembrados por Sebastião. Adianto que o governador não gosta disso.


Por falar em movimentação, o governo deve fazer uma nova reforma administrativa no ano que vem, antes das eleições. Quem deixar as pastas até o final deste ano será apenas por questões pessoais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido