Menu

Jorge Araken recebe Comenda do Cinquentenário do MP do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed (4)O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) prestou uma homenagem ao desembargador aposentado Jorge Araken Faria da Silva. Na última quinta-feira, 30, na casa dele, foi entregue a Comenda do Cinquentenário, instituída por ocasião de 50 anos da instituição e concedida, como forma de reconhecimento, a autoridades que contribuíram para o engrandecimento do MP Estadual.


O ato foi conduzido pelo procurador-geral de Justiça do Acre, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, com a presença de procuradores e promotores de Justiça, entre eles, o procurador Edmar Monteiro, autor da proposta que concedeu a comenda ao desembargador.


“O que eu vou dizer aqui é o óbvio, que o desembargador Araken é uma referência para o mundo jurídico. A história dele se confunde com a história do Acre, com a história da Justiça do Brasil. Esse reconhecimento é mais do que justo”, afirmou o procurador-geral.

Anúncio


Oswaldo D’Albuquerque pediu à procuradora de Justiça Patrícia Rêgo que fizesse a entrega do diploma, e ao procurador Edmar Monteiro, que repassasse ao desembargador a medalha.


“Para mim, o desembargador Araken sempre foi uma referência no patamar ético, moral e da sabedoria jurídica. Seus discursos sempre foram inspiradores e, com certeza, ele é uma referência para todos os operadores do Direito”, comenta Patrícia Rêgo, que era procuradora-geral quando a comenda foi instituída, em 2013.


O promotor Danilo Lovisaro, que foi aluno de Jorge Araken na Universidade Federal do Acre (Ufac), também enalteceu o trabalho e trajetória do desembargador. “Pude aprender muito com ele e sou grato por isso. É a referência maior do que deve ser um professor”, acrescentou.


O homenageado
Bacharel em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, Jorge Araken Faria da Silva é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Acre e professor jubilado da Universidade Federal do Acre. Também atuou como advogado.


É diplomado pela Escola Superior de Guerra, mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Acre, da Academia Acreana de Letras, do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), tendo sido também professor da Escola Superior da Advocacia da OAB/AC.


Em um discurso emocionado, intitulado ‘Palavras de gratidão ao Ministério Público do Acre’, o desembargador declarou que seria eternamente grato pela homenagem.


“A medalha e o diploma que vossas excelências me concedem não cabem no meu peito, não cabem na minha pessoa. Estou muito agradecido e guardá-la-ei com o mesmo respeito com que guardo as outras que me foram outorgadas”, afirmou.


Também participaram da homenagem, o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Cosmo Lima de Souza; o procurador-geral adjunto para Assuntos Administrativos, Carlos Maia; o secretário-geral do MPAC, Celso Jerônimo de Souza; o ouvidor-geral do MPAC, João Pires; o procurador Álvaro Luiz Pereira e o promotor de Justiça Bernardo Albano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido