Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cruzeiro do Sul registra queda de 95% nos casos de dengue no início do segundo semestre

DENGUE_03


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Cruzeiro do Sul registrou uma queda de 95% no número de casos de dengue no início do segundo semestre de 2015. Apesar da redução expressiva nos índices, a prefeitura continua realizando campanhas para alertar a população sobre as ações preventivas que devem ser adotadas pelos moradores. O prefeito Vagner Sales (PMDB) vem promovendo uma ação conjunta entre as secretarias municipais de obras e saúde para prevenir a incidência de novos casos.


Mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente na iniciativa. Todos os bairros receberão mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos para reduzir os focos da doença, aliado ao intenso trabalho do departamento de combate a dengue, visitando domicílios a procura de possíveis focos do mosquito. Os bairros que apresentam maior incidência de infestação são os primeiros contemplados. Nesta segunda-feira (3), mais de 1.500 imóveis do bairro da 25 de Agosto receberam a visita dos profissionais.

Anúncios


O último relatório divulgado do LIRAa, feito acerca do Índice de Infestação do mosquito, ocorrido no final do mês de julho, revelou apenas 2.0 de infestação em Cruzeiro do Sul, permanecendo o município fora do nível de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde, já confirmado desde o mês abril, ao apresentar índice de 3.2.


DENGUE_04
O quadro é totalmente diferente se comparado ao segundo semestre de 2014, em que o município chegou a apresentar infestação de 6.9. A situação epidêmica da época identificou mais de vinte seis mil e quinhentos casos de dengue, desencadeando uma verdadeira guerra ao mosquito transmissor. As equipes coordenadas pela prefeitura de Cruzeiro do Sul conseguiram reduzir sensivelmente os números, em parceria, sobretudo com a população que tem se mantido alerta no combate e prevenção a proliferação do mosquito.


Apesar dos números continuarem caindo, a determinação do prefeito Vagner Sales é manter e intensificar ainda mais os trabalhos. “Estamos aliviados com o baixo índice de dengue, porque não foi fácil controlar sozinhos a situação gravíssima que passamos durante a epidemia”, destacou Sales, ao relatar os desafios enfrentados e o gasto no combate a dengue, que se aproxima dos R$ 3 milhões. “Isso mostra o nosso compromisso e responsabilidade com o povo de Cruzeiro do Sul. Graças a Deus, temos a população do nosso lado e junto com nossos profissionais de saúde, que não mediram esforços para controlar a dengue e chegar os números positivos que temos hoje. E vamos continuar trabalhando firme para manter nossa população protegida da dengue”, finaliza Vagner Sales.


DENGUE_05


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido