Menu

Depois dos professores, agora são policiais militares que podem aderir ao movimento de greve

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Associação dos Militares do Estado do Acre (AME/AC) emitiu um comunicado aos militares acreanos sobre o pagamento do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Militar (VAM). No documento a Associação relata acerca da conversa que manteve com o subcomandante da Polícia Militar, coronel Gaia, durante a semana passada.


Durante a conversa a diretoria da AME foi informada que não existe previsão para a realização do pagamento da primeira parcela prevista em lei para este mês de julho, o que deixou os militares descontente com o governo estadual.

Publicidade

“O comando da PM, assim como o do Corpo de Bombeiros, reconhece que os militares atingiram todas as metas (indo além delas), entendem o pagamento como um direito e buscam também respostas do Governo do Estado para repassar aos membros da instituição. Por parte do Comando da PM, não existe uma reposta de que não haverá pagamento, acredita-se que ele virá, mas em uma data ainda não especificada”, diz o documento.


A AME diz ainda que está não é a primeira vez que o governo não cumpre com a promessa do pagamento da VAM, alegando problemas financeiros, mas sem deixar de nomear cargos comissionados, fato a ser comprovado nas publicações do Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC).


Os militares afirmam que vão procurar o governo afim de uma definição do pagamento do prêmio. Caso tenham uma resposta negativa os policiais militares vislumbram dois caminhos, a via judicial e o posicionamento político de categoria, através de manifestações.


Veja nota publicada pela AME/AC


SOBRE O PAGAMENTO DO PRÊMIO ANUAL DE VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE MILITAR (VAM)


  1. Conversa com o Comando da PMEm conversa com o Cel Gaia, subcomandante da PMAC, a respeito do Prêmio Anual de Valorização da Atividade Militar (VAM), nossa diretoria foi informada que não existe previsão para a realização do pagamento da primeira parcela prevista em lei para este mês de julho. O comando da PM, assim como a do Corpo de Bombeiros, reconhece que os militares atingiram todas as metas (indo além delas), entendem o pagamento como um direito e buscam também respostas do Governo do Estado para repassar aos membros da instituição. Por parte do Comando da PM, não existe uma reposta de que não haverá pagamento, acredita-se que ele virá, mas em uma data ainda não especificada.
  1. Posicionamento da AME/ACNão é a primeira vez que o governo cansa os militares com indefinições a respeito do pagamento do VAM. O argumento da falta de dinheiro se contradiz diante do aumento dos cargos comissionados que são nomeados, por dia, no Diário Oficial Estado do Acre. A prioridade governista mais uma vez fica clara que não somos nós.As indefinições, nesse mesmo diapasão, refletem que o esforço dos militares que combatem a criminalidade, levam segurança para a sociedade acreana e salvam vidas não está sendo reconhecido da forma como a lei prevê. Observamos autoridades políticas fazendo publicidades sobre a redução dos índices de criminalidade, ganhando dividendos políticos sobre nosso trabalho e essas mesmas autoridades não reconhecem, da forma como a lei prevê, com o pagamento de nosso prêmio em sua data certa. Podemos entender o momento econômico que passa o Estado e o país, mas esse mesmo momento econômico não reconhece o que estamos passando diante da inflação galopante em que estamos imersos, quase sem fôlego financeiro para respirar. Esse mesmo momento econômico é o principal fator que cria um cenário de defasagem salarial, diminui nosso pouco poder de compra e que deve nos levar a lutar por melhorias em nossos salários.
  1. DeliberaçãoVamos procurar o governo para obtermos uma definição do pagamento. Caso tenhamos uma negativa, temos dois caminhos a percorrer. A primeira através da via judicial. Se batemos todas as metas, logo temos direito. A segunda via será através do posicionamento político de categoria, através de manifestações, onde só poderemos sair vitoriosos se contarmos verdadeiramente com o apoio de todos.REFLEXÃO

    “Se sofremos juntos, porque não lutamos juntos?” (Frase da personagem de quadrinhos Mafalda, Jornal El Clarin, Argentina).


    UNIDOS SOMOS FORTES


    Rio Branco – Acre, 31 de julho de 2015
    Joelson Souza Dias
    Presidente da AME/AC

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido